window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DECEA realiza encontro para tratar de diretrizes para a Zona de Proteção do Aeroporto da Pampulha, em BH

Aeroporto da Pampulha – Imagem: Portal da Copa / João Marcos Rosa, CC BY 3.0 BR, via Wikimedia Commons

Entre os dias 13 e 16 de maio, representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) e da Prefeitura de Belo Horizonte (MG) se reuniram para discutir o Estudo Técnico do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) do Aeroporto da Pampulha (SBBH).

O encontro teve como principal objetivo a delimitação de áreas no entorno do aeroporto e as alturas de construção permitidas, visando garantir a segurança das operações aéreas e o desenvolvimento urbano sustentável da região.

Durante a reunião, foram debatidos diversos aspectos técnicos e urbanísticos relacionados à Zona de Proteção do Aeródromo (ZPA), como o zoneamento urbano, a densidade populacional e as normas de construção, com o intuito de conciliar o crescimento da cidade com as exigências de segurança da aviação civil.

Segundo o Chefe da Seção de Planejamento de Aeródromos do DECEA, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Luís Werneck Nunes, a definição precisa das áreas de proteção e das alturas permitidas para construções é fundamental para evitar interferências no espaço aéreo ao redor do Aeroporto da Pampulha.

Essa medida é essencial para assegurar a integridade das operações aéreas, mitigar riscos e garantir a segurança dos ageiros e das comunidades próximas ao aeroporto”, afirmou o Oficial.

Após a conclusão da reunião, espera-se que o estudo técnico do PBZPA do Aeroporto da Pampulha forneça diretrizes claras para o planejamento urbano e a gestão do território ao redor do aeródromo. Essas medidas contribuirão para o ordenamento do crescimento urbano, promovendo o desenvolvimento sustentável da cidade de Belo Horizonte e garantindo a segurança das operações aéreas.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias