2e3x11

A fabricante aeronáutica norte-americana Electra revelou o design de sua inovadora aeronave híbrida-elétrica EL9 Ultra Short, um avião pilotado e com capacidade para 9 ageiros, construído para um futuro elétrico que redefine a viagem aérea sem aeroportos, emissões ou ruídos.
Introducing @ElectraAero's EL9 Ultra Short hybrid-electric aircraft!
— Electra.aero (@ElectraAero) November 14, 2024
It's the gateway to cleaner, quieter, more affordable regional travel. Redefining how people and cargo move through Direct Aviation, a new category of safe, seamless air mobility.
We're hiring! pic.twitter.com/SAlNXyI7pE
A Electra entra agora na fase de desenvolvimento do EL9, apoiada por mais de um ano de testes de voo bem-sucedidos de seu protótipo de dois lugares EL2 Goldfinch, comprovando a prontidão da tecnologia para o futuro da aviação elétrica.
O sistema de propulsão híbrido-elétrico inovador da Electra com tecnologia de sustentação por sopro (o fluxo de vários motores distribuídos pela asa auxilia na sustentação) permite decolagens e pousos ultra-curtos em espaços do tamanho de um campo de futebol (150 pés, ou 46 metros), anteriormente limitados a helicópteros e as aeronaves de pouso e decolagem vertical VTOLs, mas a um terço do custo e com a segurança e confiabilidade aprimoradas de uma aeronave de asa fixa.
Isso abre milhares de novos locais para serviços aéreos diretos, incluindo pequenos aeroportos regionais ou locais não convencionais, como campos de grama ou estacionamentos, oferecendo conectividade regional ponto a ponto para ageiros e carga.
A aeronave EL9 opera com emissões e ruído muito menores do que aviões convencionais, enquanto seu sistema de energia híbrido-elétrico proporciona alcance estendido e recarga de bateria durante o voo, sem necessidade de estações de carregamento no solo.
Marc Allen, CEO da Electra, disse:
“A revelação do EL9 demonstra a dedicação de nossa incrível equipe e parceiros. Essa aeronave é mais do que um novo design. É a porta de entrada para um futuro mais limpo, silencioso e ível para viagens regionais. Com o EL9, não estamos apenas tornando a aviação sustentável uma realidade, estamos redefinindo como pessoas e cargas se movimentam através da Aviação Direta, uma nova categoria de viagem segura e contínua que traz a mobilidade aérea mais próxima de onde vivemos, trabalhamos e nos divertimos.”
Detalhes Técnicos do EL9
O EL9 combina tecnologia de sustentação por sopro com propulsão elétrica distribuída, usando quatro pacotes de baterias independentes e um pequeno gerador movido a turbina que aciona oito motores elétricos, distribuídos ao longo da asa para fornecer alta sustentação em baixas velocidades em relação ao ar.
A aeronave pode decolar e pousar em apenas 150 pés e tem velocidade de cruzeiro de 175 nós (324 km/h). Transportará 9 ageiros com bagagem ou 3.000 libras (1.360 kg) de carga por 330 milhas náuticas (611 km), e tem um alcance máximo de translado de 1.100 milhas náuticas (2.037 km) com reservas IFR.
Será certificado para IFR (voo por instrumentos) e voo em condições conhecidas de gelo. Embora o EL9 seja equipado com estações para dois pilotos, a tecnologia Safe Single Pilot da Electra, com controles fly-by-wire, permitirá facilidade em pousos de precisão para um único piloto.
Pedidos
A Electra possui mais de 2.100 pedidos para o EL9 de 52 operadores em todo o mundo, representando mais de US$ 8 bilhões em valor de mercado. Os primeiros voos de teste estão planejados para 2027, com certificação e entrada em serviço previstas para 2029, sob as regulamentações Parte 23 da istração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).
Informações da Electra