window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Boeing 777X aproveita tornados no Texas para testar “pouso de lado”

Imagem: B777X Lovers

Ainda em processo de certificação, o Boeing 777X foi para o Texas para “aproveitar” os fortes ventos causados por tornados no sul dos EUA.

A aeronave de teste 777-9X, de matrícula N779XW, foi até Lubbock na última sexta-feira (14), na região central do Texas, para realizar os testes de certificação de vento cruzado. O voo foi operado por pilotos da Boeing, acompanhados de técnicos de certificação da istração Federal de Aviação (FAA).

Os chamados testes de vento cruzado consistem em avaliar a performance da aeronave ao decolar e pousar com ventos entre 40 e 60 nós (70 km/h e 111 km/h), em uma direção distinta do rumo magnético da pista. Esse tipo de operação é especialmente desafiador para os pilotos, pois, mesmo que o avião seja alinhado corretamente com a pista, o vento forte tende a “jogá-lo” para fora dela, podendo causar uma saída lateral na decolagem ou um pouso fora da área designada na aproximação.

No Texas, foram registrados tornados com ventos de até 135 km/h desde a última quinta-feira, e as tormentas já causaram 35 mortes na região sul dos Estados Unidos. Além disso, vários alertas foram emitidos para que a população se mantivesse em locais seguros e ficasse atenta não apenas aos tornados, mas também aos incêndios, que têm se espalhado com facilidade devido à combinação de clima seco e fortes ventos. Na manhã do dia 14, um recorde foi batido no Aeroporto de Lubbock, com rajadas de vento de 67 nós (124 km/h).

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias