window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aeroporto chileno evacuado após terremoto de magnitude 7.5 e alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 7.5 Mwp foi registrado na manhã de sexta-feira, 2 de maio, no Estreito de Drake, ao sul da Região de Magalhães, provocando a ativação de um Alerta Vermelho para tsunami ao longo da costa continental da região e no Território Antártico Chileno, conforme informou o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (SENAPRED).

De acordo com o Aviacionline, como parte das medidas de emergência, o Aeródromo Zañartu Midshipman, localizado em Puerto Williams, foi evacuado e suas operações estão suspensas.

A Diretoria Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC) confirmou que todo o pessoal do aeródromo foi evacuado e que as operações permanecem suspensas. A retomada das atividades será anunciada quando as condições permitirem.

De acordo com o Centro Nacional de Sismologia (CSN), o epicentro do tremor foi localizado a 218 quilômetros ao sul de Puerto Williams, alcançando uma intensidade máxima de IV na escala de Mercalli na comuna de Timaukel, também na Região de Magalhães.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) inicialmente declarou um Estado de Alerta, que foi posteriormente rebaixado para um Estado de Precaução, tanto para a costa da região quanto para o Território Antártico Chileno. No entanto, o SENAPRED optou por declarar um Alerta Vermelho para tsunami, permitindo a mobilização de todos os recursos disponíveis em resposta à “extensão e gravidade do evento”.

A evacuação foi realizada com o apoio de equipes técnicas e forças de segurança, sendo reforçada pelo Sistema de Alerta de Emergência (SAE). O SENAPRED orientou a população a buscar áreas seguras, manter-se informada por meio de canais oficiais e evitar viajar por áreas costeiras ou inundadas. As prefeituras também foram instadas a coordenar evacuações preventivas em setores vulneráveis.

Na Argentina, o movimento foi sentido em Ushuaia, Tolhuin e Río Grande, embora não tenha sido emitido alerta de tsunami para a costa da Terra do Fogo. As autoridades locais permanecem em vigilância e em coordenação com organizações internacionais.

Puerto Williams, situada na Ilha Navarino, no Canal de Beagle, é uma cidade-chave para a conectividade aérea e marítima na região sul. Seu aeródromo é essencial para os serviços logísticos às bases antárticas e comunidades isoladas. A Aerovías DAP opera dois voos semanais ligando Puerto Williams a Punta Arenas, utilizando aeronaves DHC-6 Twin Otter.

Até o momento, não foram relatadas vítimas ou danos materiais significativos, mas o alerta permanece ativo e as autoridades continuam a monitorar a evolução do fenômeno.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias