
Nova Andradina, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, está explorando as possibilidades de transformar seu Aeródromo Municipal em uma peça-chave para o desenvolvimento regional.
Segundo informa a Prefeitura de Nova Andradina, em uma visita técnica realizada na última terça-feira (16), o prefeito Gilberto Garcia recebeu representantes da Infra S.A., empresa estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, com o objetivo de conduzir estudos de pré-viabilidade que podem abrir caminho para concessões futuras.
O gerente de Projetos Aeroportuários, Raul Sandoval Cerqueira, esclareceu que a visita teve como propósito caracterizar o aeródromo, coletando informações cruciais para a elaboração de estudos detalhados. As avaliações incluirão aspectos como a infraestrutura existente, demanda estimada, investimentos necessários e vantagens socioeconômicas associadas ao aeródromo.
“Nosso objetivo é coletar todas essas informações não apenas do município, mas também da região, assim como avaliar as condições da infraestrutura do aeródromo municipal. Isso nos permitirá compreender a melhor forma de desenvolvimento para atender à demanda, atraindo investimentos privados e, eventualmente, decisões de investimentos públicos“, explicou Cerqueira.
Durante a reunião, o prefeito Gilberto Garcia destacou os pontos positivos da cidade, incluindo o potencial econômico, a localização estratégica e o interesse de investidores e empresários em estabelecer novos empreendimentos na região. Ele enfatizou a importância do Aeródromo Municipal como uma ferramenta importante para o desenvolvimento do município, expressando confiança nos estudos em andamento e antevendo mais oportunidades de avanço.
A Infra S.A. foi contratada pelo Governo do Estado para realizar estudos preliminares em 20 aeródromos municipais e elaborar planos diretores para cinco aeroportos. O objetivo central desses estudos é analisar a realidade, as características e o potencial de cada aeródromo, identificando oportunidades para concessões, parcerias público-privadas ou operação pelo poder público.
Com a entrega dos estudos preliminares, o Governo do Estado estará em posição de tomar medidas para impulsionar o setor aéreo em Mato Grosso do Sul, buscando promover o desenvolvimento econômico e o aprimoramento da infraestrutura dos aeródromos regionais.
A reunião com a equipe da Infra S.A., formada por Cerqueira, Janderley Heriberto Carneiro () e Nicolas Guimarães Ohofuji (assistente técnico), contou com a presença dos secretários municipais Júlio César Castro Marques (Infraestrutura) e Juliana Lopes (Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado), além do engenheiro do município, Leonardo Bressan.
Leia mais: