
A concessionária VINCI Airports informa que o Salvador Bahia Airport recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o prêmio Green Airport na categoria “Projetos Premiados 2024”, em reconhecimento ao seu projeto de Economia Circular.
O prêmio, concedido pelo Conselho Internacional de Aeroportos – América-Latina e Caribe (ACI-LAC – Airports Council International – Latin America & Caribbean), destaca a iniciativa ‘Reuse of Air Conditioning Condensation Water’ (Reaproveitamento da Água de Condensação do Ar-Condicionado), que reduziu significativamente o consumo de água potável do aeroporto.
O reconhecimento foi entregue durante a Conferência Anual do ACI-LAC, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de novembro na cidade de Guadalajara, no México.

“Estamos honrados em receber o reconhecimento do Green Airport, que simboliza o esforço coletivo do Salvador Bahia Airport em buscar soluções sustentáveis. O projeto de reutilização da água de condensação nos permitiu alcançar uma expressiva economia de água, impactando diretamente nossas operações e contribuindo para metas ambientais de longo prazo”, afirma Roberto Cardoso, Supervisor de Manutenção do Salvador Bahia Airport e idealizador do projeto.
Já para a Gerente de Meio Ambiente da VINCI Airports no Brasil, Alessandra Reis, este prêmio é um reflexo de um projeto ambicioso da concessionária:
“O Salvador Bahia Airport tem um compromisso arrojado com a sustentabilidade, que já nos rendeu reconhecimentos globais por iniciativas que reduziram nosso consumo de energia, água e nos tornaram um aeroporto aterro zero. Este prêmio reforça um projeto ambicioso, resultado de um esforço coletivo do nosso time, que valoriza a conservação ambiental”.
Além do Salvador Bahia Airport, a VINCI Airports também foi destaque como Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, recebendo o Reconhecimento Especial 2024 – Economia circular de recursos hídricos no Aeroporto de Manaus.
Projeto e impacto sustentável
No projeto de reutilização de água implantado no aeroporto de Salvador, a água de condensação gerada pelas unidades de ar-condicionado é redirecionada para as torres de resfriamento.
A cada dia, o sistema reaproveita 48 metros cúbicos de água, totalizando aproximadamente 8 mil metros cúbicos ao ano, o que representa uma economia de 10% no consumo total de água do terminal.
Informações da VINCI Airports