
A Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) concordaram em aumentar suas trocas de informações e dados com o objetivo de obter uma melhor compreensão das questões na região da América Latina e promover, desenvolver e fortalecer a cooperação técnica entre ambas as organizações.
Segundo reportado pela EASA, isso reflete o interesse mútuo e o benefício de fortalecer sua parceria e cooperação no aprimoramento da segurança e sustentabilidade na aviação.
Nesse contexto, as duas organizações am um Memorando de Entendimento (MOU) com a intenção de desenvolver uma cooperação significativa nessas áreas, com ênfase especial na contribuição do uso de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) para o desenvolvimento do transporte aéreo.
O MOU foi assinado às margens do evento ICAO RAAC/18 que ocorreu em São Paulo, Brasil, em 25 de fevereiro de 2025.
O acordo facilitará a troca de informações e conhecimentos relevantes relacionados às expectativas futuras para o uso de SAF na Europa e no Brasil, regionalmente na América Latina e também globalmente. Também facilitará a implementação de medidas para apoiar o desenvolvimento de SAF, incluindo capacitação e investimentos, em linha com o Quadro Global de SAF da ICAO, LCAF e outras energias limpas na aviação.
A cerimônia de foi conduzida na presença também do Chefe Adjunto da Delegação Europeia no Brasil, Jean-Pierre Bou.

Informações da EASA