
A Airbus anunciou planos para estabelecer um Tech Hub (Centro Tecnológico) no Japão, com objetivo de desenvolver parcerias no país para avançar em pesquisa, tecnologia e inovação na indústria aeroespacial e ultraar limites para preparar a próxima geração de aeronaves.
O novo Airbus Tech Hub, coordenado a partir de Tóquio, se concentrará em três áreas principais de pesquisa, incluindo o desenvolvimento de novos materiais, tecnologias de descarbonização, robótica e automação.
O lançamento do Airbus Tech Hub é apoiado pelos governos japonês e francês e foi anunciado durante o Viva Technology 2024 em Paris. O evento é uma das maiores exposições de tecnologia do mundo e este ano apresenta o Japão como país de honra.
Estavam presentes representantes da Embaixada do Japão na França, da Direção-Geral da Aviação Civil da França (DGAC), da Organização de Comércio Exterior do Japão (JETRO) e da Airbus.
“Nós saudamos o estabelecimento do Airbus Tech Hub no Japão. Com base nas tecnologias do Japão, podemos contribuir para a comunidade internacional trabalhando juntos para resolver questões sociais como a descarbonização da indústria da aviação, e esperamos que o Airbus Tech Hub no Japão desempenhe um papel importante nisso”, disse Yoshio Ando, Vice-Chefe de Missão, Ministro, Embaixada do Japão na França.
“Acreditamos que o Airbus Tech Hub no Japão reunirá profissionais da indústria aeroespacial para criar um ambiente colaborativo que reforça a cooperação visando construir um ecossistema de aviação robusto para o futuro”, disse Ravo Randria, Gerente Sênior de Cooperação Américas, Japão DGAC.
“Estamos orgulhosos de ter lançado o Airbus Tech Hub no Japão em estreita parceria com a DGAC e o METI. A Airbus vê o Japão como um país chave para futuras parcerias. O lançamento do Airbus Tech Hub reflete nosso compromisso em construir ainda mais nossa presença no país”, disse Sabine Klauke, Diretora de Tecnologia da Airbus.
O Airbus Tech Hub no Japão faz parte de uma rede global desenvolvida pelo fabricante europeu, com empreendimentos semelhantes já lançados este ano em Singapura e nos Países Baixos. Os Tech Hubs visam fomentar a colaboração entre as equipes globais de P&D da Airbus, líderes da indústria, comunidades de pesquisa locais, indústria e instituições acadêmicas, criando comunidades fortes que ultraam limites na tecnologia aeroespacial e preparam o futuro da aviação.
Informações da Airbus