
A fabricante de aeronaves europeia Airbus entregou a sua 700ª aeronave da família A320 montada na sua linha de montagem final em Tianjin, sinalizando o compromisso de longo prazo do fabricante com a China, seu maior mercado único.
Como informa a mídia chinesa, trata-se de uma aeronave A320neo com 180 assentos de classe econômica, entregue à Chengdu Airlines na segunda-feira. Até o final de junho, a Chengdu Airlines operava uma frota de 52 aeronaves da família A320.
George Xu, vice-presidente executivo da Airbus e CEO da Airbus China, afirma que a entrega da 700ª aeronave da família A320 montada em Tianjin sublinha o compromisso inabalável das equipes chinesas em apoiar o plano de rampa global da família A320 da Airbus.
“A Airbus continua dedicada a fortalecer nossa colaboração estratégica com a China, reforçando nosso compromisso de longo prazo com este próspero mercado”, acrescentou.
Inaugurada em 2008, a instalação da Airbus em Tianjin funciona como a primeira linha de montagem de aeronaves comerciais da fabricante fora da Europa, e o centro de Tianjin entregou seu primeiro A320 em 2009.
No ano ado, a Airbus começou a expandir a capacidade de montagem final da sua frota A320 em Tianjin com uma segunda linha, que contribuirá para o plano global de rampa da família A320 da empresa. Espera-se que a nova instalação comece a operar e fazer entregas até o início de 2026.