
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou, entre os dias 27 de fevereiro e 7 de março, a Operação Folião, com o objetivo de garantir a segurança no transporte aéreo de ageiros durante o período do carnaval. Além disso, durante a operação, foram realizadas ações de combate a práticas ilícitas na aviação civil, especialmente o Transporte Aéreo Clandestino (TACA).
Segundo informou a ANAC, a ação ocorreu em aeroportos dos três principais polos da folia no Brasil — Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) — e contou com a atuação de mais de 20 fiscais da ANAC. Durante as atividades, foram fiscalizadas 35 aeronaves e mais de 50 tripulantes, sendo adotadas quatro providências istrativas devido a indícios de transporte aéreo clandestino.
Além da fiscalização, a operação incluiu uma campanha de conscientização voltada para tripulantes e ageiros. Foram distribuídos materiais educativos que destacam os riscos e penalidades do transporte aéreo clandestino, além de fornecerem informações importantes sobre a contratação e execução de serviços de táxi aéreo no âmbito da aviação geral.
A Operação Folião reforça o compromisso da ANAC com a segurança das operações aéreas no Brasil, garantindo que ageiros e profissionais do setor estejam sempre em conformidade com as melhores práticas e normas regulatórias.
Leia mais: