window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

ANP aprova importação e produção do querosene de aviação JET-A no Brasil

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nessa última quinta-feira, dia 21 de outubro, o início da comercialização de um novo tipo de querosene para aviação no país, o JET-A.

Essa aprovação veio por meio da alteração da Resolução ANP nº 778, de 2019, que estabelece as especificações dos querosenes de aviação fósseis e alternativos. Além disso, as especificações permitem ainda a continuidade do querosene JET-A1, que é o utilizado hoje no Brasil.

Segundo uma nota publicada no site do Ministério de Minas e Energia, o objetivo da alteração da resolução é aumentar a oferta de querosenes, gerando potencial de redução de custos para as companhias aéreas e, com isso, a redução dos preços das agens aéreas.

Ainda serão introduzidos dois novos querosenes de aviação alternativos, aprovados em 2020 pela ASTM (Sociedade Americana para Testes e Materiais), que poderão ser utilizados em misturas com querosenes fósseis.

A alteração regulatória foi avaliada em estudo conduzido pela ANP, com participação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), entre outros órgãos públicos e empresas nacionais e internacionais do setor, além da ASTM.

Arthur Gimenes
Arthur Gimenes
Estudante do Curso de Graduação em istração Pública - Bacharelado da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), é comunicador, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara, interior de São Paulo cobrindo o esporte local. Também conta com agem como colunista no Portal do Andreoli e colaborações e participações na Record News, Rádio CBN, Jornal Joca, EPTV e RedeTV!ES. Conta com experiência e atuação na área de comunicação e marketing político.

Veja outras histórias