
A FAB informou que uma aeronave Airbus A330 foi solicitada pelo Governo Federal para transportar brasileiros deportados para Minas Gerais após o avião em que estavam, do modelo Airbus A320 e pertencente à companhia Global Crossing (GlobalX) ter problemas em Manaus em meio a uma parada técnica.
Na manhã deste sábado, uma aeronave Airbus A330-200 (KC-30), do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT – Esquadrão Corsário) da FAB, foi engajada por solicitação do Governo Federal para prestar apoio aéreo aos deportados, oriundos dos Estados Unidos da América, que aguardam o término do seu traslado em Manaus (AM).
Assim, a FAB fica agora encarregada de levar os brasileiros que foram deportados dos EUA e estavam embarcados num voo com destino a Belo Horizonte na data de ontem, 24 de janeiro de 2025.
O acionamento do A330 ocorreu porque, durante uma escala técnica para reabastecimento na capital do Amazonas, começou uma confusão a bordo do A320, supostamente por causa do calor dentro da aeronave devido a uma falha. Como resultado, os deportados se revoltaram e tentaram sair da aeronave, abrindo as saídas de emergência, o que resultou no acionamento das escorregadeiras de emergência, como o AEROIN reportou em primeira mão.
Com isso, o Airbus A320 da GlobalX Airlines, uma companhia aérea privada fretada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA, ficou impossibilitado de seguir até Confins, já que nenhum avião pode voar sem as escorregadeiras infláveis prontas para uso.
Fontes no governo americano informaram ao AEROIN que o DHS entende que os imigrantes já foram deixados em solo do seu país de origem, no caso o Brasil, e, por isso, a deportação já foi concluída. Assim que o A320 for reparado, ele retornará para os EUA, visando não gerar mais custos para o contribuinte americano.

A aeronave da FAB decolará da Base Aérea de Brasília (BABR), às 13 horas (local), com pouso previsto, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, às 14h30 (local). O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes.
A FAB disponibilizará, ainda, profissionais de saúde para acompanhamento dos deportados, durante o trajeto até o destino final, no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).
Com Informações da Comunicação Social da FAB
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.