window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Apresentado novo instrumento de navegação de aeronaves, resultado de mais de 30 anos de desenvolvimento

G-IV – Imagem: NASA / Carla Thomas

A NASA e seus parceiros testaram recentemente um sistema de orientação para aeronaves que pode ajudar aviões a manter um curso preciso mesmo em altas velocidades de até 500 mph (aproximadamente 805 km/h). O instrumento é o Soxnav, resultado de mais de 30 anos de desenvolvimento de sistemas de navegação de aeronaves.

A aeronave G-IV da NASA realizou sua primeira missão para testar este sistema de navegação no Armstrong Flight Research Center da NASA em Edwards, Califórnia, em dezembro de 2024. A equipe foi composta por engenheiros do NASA Armstrong, do Jet Propulsion Laboratory da NASA no sul da Califórnia, e do Bay Area Environmental Research Institute (BAERI) no Vale do Silício da Califórnia.

“O objetivo era demonstrar que este novo sistema pode manter uma aeronave de alta velocidade a poucos pés de sua rota-alvo, e mantê-la lá por mais de 90% do tempo”, disse John Sonntag, consultor independente do BAERI e co-desenvolvedor do Soxnav.

Com orientação automatizada em 3D, o Soxnav fornece aos pilotos uma ajuda de aproximação de precisão para pouso em condições de baixa visibilidade. Gerações anteriores de sistemas de navegação forneceram a base técnica para a iteração moderna, compacta e automatizada do Soxnav.

“O G-IV está atualmente equipado com um sistema padrão de piloto automático”, disse Joe Piotrowski Jr., engenheiro de operações do G-IV. “Mas o Soxnav será capaz de criar o voo nivelado exato necessário para o sucesso da missão Next Generation Airborne Synthetic Aperture Radar (AirSAR-NG).”

Guiado pelo Soxnav, o G-IV pode ser capaz de oferecer informações científicas melhores, mais abundantes e menos dispendiosas. Por exemplo, a ferramenta de navegação otimiza as observações do AirSAR-NG, um instrumento que utiliza três radares simultaneamente para observar mudanças sutis na superfície terrestre. Junto com o sistema Soxnav, esses três radares fornecem dados aprimorados e mais precisos sobre a ciência da Terra.

“Com os dados que podem ser coletados de voos científicos equipados com o instrumento Soxnav, a NASA pode fornecer ao público geral melhor apoio a desastres naturais, rastreamento de suprimentos de alimentos e água, bem como dados gerais sobre como o ambiente está mudando”, explicou Piotrowski.

Em última análise, este sistema de orientação de voo econômico é destinado a ser utilizado por uma variedade de tipos de aeronaves e apoiar uma variedade de sensores aéreos presentes e futuros.

“O sistema Soxnav é importante para todas as plataformas de Ciência Aérea da NASA”, disse Fran Becker, gerente de projeto para o projeto G-IV AirSAR-NG no NASA Armstrong. “A intenção é que o sistema seja utilizado por qualquer plataforma de ciência aérea e satisfaça os objetivos de coleta de dados de cada missão.”

Em conjunto com outros instrumentos equipando a frota de aeronaves de ciência aérea, o Soxnav facilita a geração de dados científicos mais abundantes e de maior qualidade sobre o planeta Terra. Com eventos climáticos extremos se tornando cada vez mais comuns, dados de qualidade sobre a ciência da Terra podem melhorar nosso entendimento do nosso planeta para enfrentar os desafios que enfrentamos hoje e nos preparar para eventos climáticos futuros.

“O Soxnav possibilita uma coleta de dados melhor para as pessoas que podem usar essas informações para proteger e melhorar as vidas das gerações futuras”, concluiu Sonntag.

Informações da NASA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiascatarinenses.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com Airbus A340, Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, recebe inédito pouso...

0
De matrícula D-AUSC e realizando o voo XG-551 / USY-551, o Airbus A340-300 partiu de Leipzig, na Alemanha, e chegou a Campinas após 12 horas