
A sa Ascendance Flight Technologies anunciou nesta semana que selecionou o ENGINeUS, o primeiro motor elétrico certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), desenvolvido pela também sa Safran Electrical & Power, para o protótipo de voo ATEA, sua aeronave híbrida-elétrica de decolagem e pouso vertical (VTOL).
A Ascendance explica que a ATEA apresenta uma arquitetura de propulsão inovadora composta por oito motores elétricos verticais e dois motores elétricos horizontais, oferecendo uma alternativa silenciosa e de baixo carbono aos helicópteros convencionais. O objetivo é reduzir o impacto ambiental e abrir caminho para conexões regionais mais eficientes.
O demonstrador de voo ATEA, atualmente em produção, será equipado com dois motores elétricos ENGINeUS construídos pela Safran Electrical & Power, que fornecerão propulsão horizontal e desenvolverão cada um mais de 100kW. Com sua eletrônica de potência e controle integrada diretamente no motor e seu sistema de resfriamento a ar otimizado, o ENGINeUS atende aos requisitos do ATEA.
A Ascendance iniciou sua campanha de testes em solo em suas instalações em Muret, ao sul de Toulouse, França. O objetivo desses testes é aprovar a integração de novas tecnologias, incluindo o ENGINeUS, no sistema de propulsão híbrido-elétrico da ATEA, e validar seu desempenho.
“A segurança é central em nosso programa, particularmente no primeiro de nossos voos de teste, que será realizado com um piloto a bordo. Esta colaboração com a Safran Electrical & Power, um player líder da indústria, é uma oportunidade para nós aproveitarmos sua expertise em desempenho e segurança, bem como o desempenho dos motores ENGINeUS,” afirma Jean-Christophe Lambert, CEO da Ascendance.
“Estamos muito orgulhosos de apoiar a Ascendance com seu ambicioso programa VTOL ATEA. Este anúncio, que vem após a certificação EASA do nosso motor ENGINeUS, consolida nossa posição como pioneiros no campo da propulsão elétrica. É o resultado de vários meses de colaboração técnica entre nossas duas empresas na região sa de Occitânia,” disse Agnès Pronost-Gilles, Vice-Presidente Executiva e Gerente Geral da Divisão de Energia, Safran Electrical & Power.
O projeto ATEA foi selecionado em 2023 no âmbito do plano de recuperação França 2030, como parte do programa “Produzir uma aeronave de baixo carbono na França”. Assim, a Ascendance conta com vários players ses para os sistemas-chave da aeronave.
Informações da Safran e da Ascendance