
Em um movimento incomum, o grande cargueiro Ilyushin IL-76 da companhia bielorussa Rubystar Airways aterrissou em Natal na tarde da última quinta-feira (26). A aeronave, que fez uma escala noturna na cidade, seguiu viagem durante a madrugada seguinte para Montevidéu. O AEROIN informou em maio que a solicitação desta operação foi feita pela empresa às autoridades brasileiras.
Pela programação, a aeronave veio de Luanda e estaria transportando helicópteros que seriam entregues no Uruguai, no entanto, isso não pôde ser totalmente confirmado. O fotógrafo Thiago Nóbrega, do perfil Aircrafts.nat, registrou a agem do avião por Natal e compartilhou em seu Instagram, como pode ser visto abaixo.
A aeronave que pousou em Natal é o EW-567TH, um exemplar autêntico da era soviética equipado com quatro motores Soloviev D-30. Este fato confere ao IL-76 um nível elevado de ruído, uma marca registrada. A chegada de um IL-76 não a despercebida entre os entusiastas de aviação, especialmente devido ao barulho que seus motores produzem.
Esse tipo de movimento reforça a importância estratégica do Aeroporto de Natal como ponto de escala para grandes aeronaves internacionais, sublinhando sua capacidade de acomodar aviões de grande porte e diferentes partes do mundo. Além disso, enfatiza a relevância da infraestrutura aeroportuária local para operações logísticas complexas e de grande escala.