window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Avião Cessna Caravan com 10 pessoas a bordo está desaparecido no Alasca

Divulgação – Bering Air

Uma aeronave turboélice Cessna 208B Grand Caravan, matrícula N321BA, da Bering Air, com dez pessoas a bordo, foi reportado como desaparecido na tarde de quinta-feira (06) enquanto realizava um voo entre as cidades de Unalakleet e Nome, no estado americano Alasca.

Segundo informações publicadas pelo Alaska’s News Source, a aeronave perdeu contato sobre Norton Sound por volta das 15h16, de acordo com dados de rastreamento de voos.

As autoridades iniciaram uma operação de busca terrestre após receberem um alerta do Centro de Coordenação de Resgate do Alasca às 16h. O Departamento de Bombeiros Voluntários de Nome confirmou que havia nove ageiros e um piloto a bordo, como informa o portal parceiro Aviacionline.

As equipes de busca estão vasculhando um trecho de 48 quilômetros entre Nome e Topkok, conforme informou Jack Adams, chefe dos bombeiros de White Mountain. Devido às difíceis condições do terreno, os socorristas estão utilizando a trilha do Iditarod para se deslocar. Adams explicou que o estado do gelo na região complica as operações, pois está fragmentado e difícil de atravessar.

Esperamos que o avião esteja em terra“, declarou Adams ao Alaska’s News Source, ressaltando que um pouso na água seria o pior cenário possível.

As condições meteorológicas adversas dificultaram as operações aéreas, com relatos de visibilidade zero, o que obrigou as aeronaves a permanecerem em solo. A Guarda Costeira Americana (USCG) mobilizou um Lockheed C-130 Hércules para realizar uma busca em padrão de grade, utilizando sensores especializados para detectar objetos em baixa visibilidade. A Força Aérea dos EUA, em Elmendorf, também está prestando apoio nas operações aéreas.

Enquanto isso, equipes de resgate em terra, incluindo o grupo de busca e resgate de Nome, estão se deslocando com motos de neve e outros veículos para ar possíveis locais de impacto.

Às 17h25, a Corporação de Saúde de Norton Sound divulgou um comunicado informando que estava pronta para responder a uma emergência médica comunitária, mas sem fornecer mais detalhes.

O Departamento de Bombeiros Voluntários de Nome pediu à comunidade que evitasse formar equipes de busca por conta própria, devido aos riscos na área. Também compartilhou imagens de satélite fornecidas por Rick Thoman, da Universidade do Alasca Fairbanks, que mostram o estado do gelo na região de busca.

As equipes de resgate continuarão os trabalhos ao longo da noite, enquanto a comunidade aeronáutica e os moradores locais mantêm a esperança de um desfecho positivo.

A Bering Air foi fundada em 1979 e, a partir de suas bases em Nome, Kotzebue e Unalakleet, opera uma rede que atende cerca de 30 comunidades no noroeste do Alasca. Sua frota inclui aviões Cessna Grand Caravan, Cessna C408 Sky Courier, Beechcraft King Air 90, Beechcraft 1900 e CASA 212, além de helicópteros Bell UH-1H Huey, Airbus H125 Esquilo, MD500 Littlebird e Robinson R44.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias