
Após mais de dois anos do adiamento da retomada dos voos comerciais, o Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara, a 252 km da capital paulista, pode voltar a receber voos comerciais pela Azul Linhas Aéreas. É o que aponta a concessionária do terminal, a Rede VOA.
De acordo com informações do portal A Cidade On, os voos comerciais em Araraquara poderiam voltar a operar já no mês de abril. Isso se deve à serie de reformas e melhorias emergenciais realizadas no terminal no último semestre, como a instalação do balizamento noturno, um dos motivos pelos quais a Azul deixou de operar na cidade.
Além disso, um novo sistema contra incêndio, melhorias no terminal de ageiros, a reativação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA), desativada em 2021 pelo Daesp, entre outras, estão entre as melhorias.
Azul nega possiblidade de volta à ‘Morada do Sol’
Assim como informado pelo AEROIN em 2022, no “aniversário” de dois anos da paralização dos voos da Azul no Bartholomeu de Gusmão e a não intenção de voltar à operar no terminal, a situação continua a mesma. Procurada pelo jornal, a Azul Linhas Aéreas disse que não há previsão para a retomada dos voos na cidade, porém, a Rede VOA afirmou que a companhia é obrigada a voltar com os voos em Araraquara, como contrapartida pelo incentivo, renovado recentemente, do ICMS.
“A Azul, além de já estar em tratativas para retorno das operações, possui obrigação na contrapartida do incentivo de redução da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) sobre o querosene de aviação (Jet A1), para manter os voos diários com a Capital de SP“, diz a VOA em nota.
Com a intenção de garantir, através de uma concorrência privada, abastecimento nos aeroportos menores e mais distantes da Capital e ampliar a concorrência em Ribeirão Preto, o maior aeroporto comercial istrado pela concessionária, os 15 demais terminais da VOA iniciaram a nova operação de fornecimento de combustíveis, tendo a Vibra como nova abastecedora do aeroporto de Araraquara.
Leia também: