
A Azul Linhas Aéreas recebeu, neste sábado, seu primeiro avião novo de fábrica de 2025, ano no qual a empresa só receberá aviões nacionais.
A companhia aérea brasileira afirmou, na semana ada, que receberá apenas jatos novos de fábrica da Embraer, todos do modelo E195-E2, já que a Airbus tem atrasado as entregas pendentes dos modelos A320neo, A321neo e A330neo, principalmente devido a problemas na cadeia de fornecimento.
Neste sábado, 8 de março, pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, o mais novo E195-E2 da companhia, de matrícula PS-ADB e batizado como “Sou do Brasil, sou Azul”.
A aeronave decolou da fábrica da Embraer, em São José dos Campos, pousou em Porto Alegre, seguiu para Montevidéu, no Uruguai, e, de lá, realizou o voo internacional até a capital mineira.
Como explicado previamente pelo AEROIN, vale lembrar que a Embraer exporta a aeronave para a empresa de leasing dona do equipamento, que tem um representante legal no Uruguai, e esta, por sua vez, exporta o avião para a Azul. Esse procedimento resulta em um benefício fiscal que pode chegar a milhões de reais por avião.
Com essa aeronave, a Azul já conta com 31 jatos de nova geração E2 em operação. No total, a companhia aérea brasileira ainda aguarda a entrega de 44 jatos do modelo, totalizando 75 unidades do Embraer E195-E2.