A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de BH, inaugura no próximo dia 06 de dezembro um novo Terminal de ageiros, que irá ampliar em mais de 60% a área atual do aeroporto e acrescentar 17 novas pontes de embarque à estrutura atual. A expansão do Aeroporto irá ampliar sua capacidade para 22 milhões de ageiros/ano. O AeroIn estará presenta na cerimônia de inauguração e você acompanha todos os detalhes aqui!
Com a entrada em operação das novas instalações, o Aeroporto Internacional de BH terá capacidade para atender a demanda de ageiros pelos próximos dez anos, colocando à disposição do Estado de Minas Gerais a infraestrutura necessária para seu desenvolvimento econômico e social.
“A entrada em operação do novo Terminal marca uma nova fase do Aeroporto Internacional de BH, que a a oferecer o que há de mais moderno em serviços aeroportuários, disponibilizando uma infraestrutura capaz de receber novos voos e companhias aéreas, integrando cada vez mais o Estado de Minas ao Brasil e ao mundo. A este momento soma-se também um novo patamar de atendimento aos ageiros e usuários”, disse Paulo Rangel, diretor-presidente da BH Airport.
O novo Terminal é a principal obra de curto prazo da concessionária e está prevista no contrato de concessão. A concessionária BH Airport investiu R$ 870 milhões no complexo de obras, que inclui a implantação do novo Terminal de ageiros, a reconfiguração do sistema viário de o ao aeroporto, a ampliação da área de pátio para aeronaves e novas vagas de estacionamento de veículos, além da revitalização do Terminal existente.
As novas instalações para ageiros foram construídas em 14 meses – um prazo considerado curto para o tamanho do empreendimento – e chegaram a empregar cerca de 1.500 colaboradores durante a obra. A entrada em operação do novo Terminal deverá gerar mais de 300 empregos, entre diretos e indiretos.
“A entrega do novo Terminal é uma demonstração de confiança dos acionistas da BH Airport (Grupo CCR, Aeroporto de Zurich e Infraero) no modelo de concessões como importante alternativa para viabilizar investimentos em infraestrutura, necessários para a retomada do crescimento econômico do País”, disse Rangel.
A entrada em operação do novo Terminal marca também o encerramento da Fase 1-B do contrato de concessão, cumprida integralmente pela concessionária, na qual estavam previstos os investimentos para adequação da infraestrutura oferecida aos ageiros. A partir de agora, a concessão entra na Fase 2, que segue até o final do contrato, em 2043. Desde agosto de 2014, a concessionária assumiu a responsabilidade pela ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto.
Veja abaixo o mapa do Novo Aeroporto Internacional de BH:
O Aeroporto em números:
Com o novo Terminal, o Aeroporto Internacional de BH terá:
Capacidade para 22 milhões de ageiros/ano
132 mil m² de área, sendo 52 mil m² na nova área
26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais
17 canais de inspeção para ageiros (raio-X)
9 esteiras para devolução de bagagens
3 conjuntos de esteiras rolantes
27 elevadores e 14 escadas rolantes
4.625 vagas de estacionamento
44 posições para aeronaves
Nova área para embarque e desembarque internacional
Novas opções de alimentação, lojas e serviços
Da Assessoria de Imprensa da BH Airport.