
Pela primeira vez, um Boeing 767 reabasteceu um avião turboélice naval de alerta aéreo antecipado, o Grumman E-2 Hawkeye.
Um Boeing KC-46A Pegasus do 412º Grupo de Testes da Força Aérea dos EUA realizou testes de compatibilidade de reabastecimento aéreo com um E-2D Advanced Hawkeye do Esquadrão de Testes e Avaliação Aérea VX-20 da Marinha dos EUA.
Certificar o par de reabastecimento aéreo garantirá a capacidade de reabastecimento aéreo do E-2D à medida que a Força Aérea moderniza sua frota de tanques, estendendo, em última instância, as missões de alerta aéreo antecipado, gerenciamento de defesa aérea.
O Hawkeye é a principal plataforma de rastreamento aéreo da US Navy, e é sempre o primeiro avião a decolar do porta-aviões para garantir espaço aéreo livre à frente para a frota de caças e helicópteros. Durante a produção da versão E-2D, a Grumman começou a equipar as aeronaves com a sonda de reabastecimento, que se tornou item de série nas novas unidades, e agora a US Navy está retrofitando os modelos antigos para ter essa capacidade.
Com isso, será possível fazer reabastecimento em voo com o KC-130 Hércules dos Fuzileiros e da USAF, além do KC-46 que foi testado agora e está sendo validado para uso operacional.
Via Naval Air Warfare Center Aircraft Division