window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Bombeiros esperam pouso de Airbus A321 no Aeroporto de Guarulhos; ouça o que disseram o piloto e o controlador

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal “Golf Oscar Romeo”

Um avião chegando no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na manhã de hoje, 17 de abril, foi aguardado pelas equipes de bombeiros devido a um imprevisto com a aeronave durante o voo.

A tela a seguir mostra a gravação feita pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo”, permitindo ouvir o que disseram o piloto e o controlador de tráfego aéreo durante a aproximação, o pouso e o taxiamento. Abaixo do vídeo, leia mais detalhes sobre a situação.

Como visto nas cenas acima, o voo em questão foi o 3358, da LATAM. A operação, que parte diariamente do Aeroporto Internacional de Vitória (ES), foi realizada pelo Airbus A321 de matrícula PT-MXQ, que pousou às 08h20 da manhã pela pista 10 da direita (10R).

As comunicações da frequência da Torre Guarulhos permitem ouvir, no momento em que foi dada a autorização de pouso, o controlador de tráfego aéreo perguntando sobre o número de pessoas a bordo (POB) e a quantidade de combustível remanescente na aeronave.

O piloto reportou que o total era de 200 pessoas a bordo e havia combustível para mais 2 horas de voo.

Em seguida, o controlador questionou sobre a presença de carga perigosa a bordo do A321, recebendo “negativo” como resposta do piloto.

Essas perguntas são parte do procedimento padrão de preparação para pousos de urgência e emergência, para o melhor preparo das equipes de apoio em caso de qualquer imprevisto que possa acontecer.

Por fim, o piloto fala algo que não foi bem captado pela gravação da live, e o controlador responde: “Ok, ciente. A equipe de bombeiros está no aguardo do seu pouso”.

O pouso foi completado em segurança, sem nenhuma anormalidade. Os bombeiros, que aguardavam nas taxiways ao redor da pista, entraram nesta para seguir o Airbus A321 da LATAM no taxiamento até o pátio, também como um procedimento padrão para pousos de urgência e emergência.

Depois da desaceleração do avião, o controlador orientou que os pilotos parassem na taxiway CC (“charlie charlie”). O piloto confirmou a instrução, e informou que “a temperatura está normal aqui”. Em seguida, agradeceu pelo apoio prestado pelo controle de tráfego aéreo e pelos bombeiros.

Devido à ocorrência na pista 10R, os pousos foram temporariamente alterados para a pista ao lado, a 10 da esquerda (10L). Como também se ouve na gravação, o controlador informou aos pilotos do voo 3358 que eles precisariam esperar por dois pousos antes de poderem cruzar a pista 10L rumo ao pátio.

Consultada pelo AEROIN, a companhia aérea reportou o seguinte:

“A LATAM Airlines Brasil informa que a tripulação do voo LA3358 (Vitória–São Paulo/Guarulhos), desta quinta-feira (17/04), solicitou a presença em solo da equipe de bombeiros como uma medida preventiva, sem risco aos ageiros. O pouso ocorreu em completa segurança no destino, dentro do horário previsto, os ageiros desembarcaram sem intercorrências, e não foi necessária a atuação dos bombeiros.

A companhia reforça que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiascatarinenses.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mais de mil voos são esperados durante o Festival de Parintins,...

0
Militares atuarão em esquema especial de controle do espaço aéreo durante os 12 dias do festival, que atrai grande movimentação aérea à ilha