
Atualmente, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os homens representam 96,8% dos pilotos habilitados no Brasil, enquanto as mulheres compõem apenas 21% entre todos os profissionais da aviação, incluindo comissários, pilotos, co-pilotos e mecânicos.
Entretanto, a presença feminina está em crescimento, impulsionada por líderes inspiradoras que buscam cada vez mais representatividade em diversas funções na indústria da aviação.
No livro “Mulheres na Aviação – Edição Poder de uma História, Volume I”, Cristiane Dart, vice-presidente de Comunicação e Marketing da IAWA (Associação Internacional de Mulheres da Aviação) e gerente sênior de Marketing da SITA nas Américas, compartilha sua trajetória e as dificuldades enfrentadas ao longo de mais de 20 anos no setor.
“Mulheres como Thereza di Marzo e Ada Rogato inspiraram tantas outras a abraçar a paixão pela aviação e se aventurar em muitos setores que a indústria oferece. O livro conta histórias de mulheres em áreas diversas e tem por objetivo inspirar o aumento da presença feminina na aviação. Ao contar sobre minha vivência, procuro contribuir com o que aprendi sobre ter uma carreira internacional nessa indústria, sem sair do meu país. Algo que não é comum, especialmente na aviação”, explica Cristiane Dart.
O lançamento do livro ocorrerá no dia 27 de novembro, às 19h, na Livraria da Vila, em São Paulo (R. Fradique Coutinho – Vila Madalena), em um evento aberto ao público. A publicação, que faz parte da Série Mulheres da editora Leader, traz relatos de diversas mulheres no setor de aviação e promove a motivação de novas gerações a perseguirem seus sonhos.