
Um novo vídeo de vigilância mostrou a evacuação e a resposta de emergência a um Airbus A321neo da Delta Air Lines que estava chegando ao Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma na semana ada, após faíscas, chamas e fumaça começarem a sair embaixo do nariz da aeronave.
Conforme já abordado pelo AEROIN, no último dia 6 de maio, os ageiros a bordo do voo DL-604 foram forçados a evacuar o avião pelos escorregadores de emergência e pelas saídas de emergência sobre as asas logo após a aeronave ter chegado ao portão.
A aeronave havia acabado de chegar a Seattle após um voo de seis horas de Cancún, no México, e a ponte de desembarque estava sendo conectada à porta dianteira esquerda quando faíscas começaram a sair da conexão elétrica na parte inferior do nariz do avião.
Em novas imagens de vigilância, obtidas pela estação de notícias local KOMO, a resposta de emergência e a evacuação são mostradas pela primeira vez:
NEW: We obtained surveillance video of the fire that led to the evacuation of a @Delta flight last week at @flySEA. The fire started in the nose of the aircraft after the ground power unit was connected. STORY: https://t.co/2RreZZfZSl @komonews pic.twitter.com/NsfxJv5FKJ
— Jeremy Harris (@JeremyHarrisTV) May 13, 2024
Desde o momento em que as primeiras faíscas começaram a ser emitidas do nariz do avião, levou cerca de 1 minuto e 20 segundos para que a evacuação começasse. Os comissários de bordo abriram ambas as portas traseiras e acionaram os escorregadores de emergência, enquanto os ageiros abriram duas saídas de emergência sobre as asas de cada lado da aeronave.
O primeiro ageiro saiu do avião quase 30 segundos depois, inicialmente pelas saídas sobre as asas, antes que a evacuação começasse pelas saídas de emergência traseiras. O último dos 189 ageiros a bordo foi visto deixando a aeronave cerca de um minuto e meio depois, colocando o tempo total de evacuação em cerca de dois minutos.
Conforme pode ser observado nas imagens, levou cerca de cinco minutos para que o primeiro veículo do corpo de bombeiros do aeroporto chegasse ao local, momento em que as faíscas já haviam cessado.
Em um comunicado, um porta-voz da Delta Air Lines disse que o comandante ordenou a evacuação “por precaução”.
O incidente ainda está sob investigação, mas a atenção está focada em uma falha no equipamento de energia em solo, e não na aeronave.
Leia mais: