
O Carnaval em Pernambuco é uma das festas mais tradicionais do Brasil, atraindo turistas de todas as partes do país e do mundo. Em 2025, a movimentação no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre deve registrar um crescimento significativo.
De acordo com dados da Aena, concessionária que istra o terminal, para o período oficial do Carnaval – de sexta-feira (28 de fevereiro) a quarta-feira (5 de março) – é esperado um aumento de 10,5% no número de ageiros em relação a 2024. A informação é do Observatório de Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado e da Empetur.
Levando em consideração toda a semana pré-carnavalesca até o domingo após a Quarta-Feira de Cinzas, período entre 24 de fevereiro e 9 de março, cerca de 375 mil ageiros devem circular pelo aeroporto, um aumento de 9% em relação ao ano ado. De acordo com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, o aumento expressivo é reflexo do trabalho contínuo de promoção do estado como destino turístico.
“O Carnaval de Pernambuco é um dos mais autênticos e interessantes do mundo inteiro. Vale lembrar que, com o feriado da Data Magna caindo em 6 de março, um dia após a Quarta-Feira de Cinzas, teremos um período ainda maior para a folia”, destaca Nery.
Ainda segundo o secretário, os períodos pré e pós-carnavalescos também apresentaram crescimentos expressivos, consolidando Pernambuco como um destino atrativo não apenas durante a festa, mas ao longo de todo o verão.
“O Governo do Estado, sob o comando da governadora Raquel Lyra, tem obtido sucesso na promoção dos nossos destinos. Esses números são prova disso. Pernambuco oferece uma experiência rica aos visitantes antes, durante e depois do Carnaval, com uma programação diversificada e única”, complementa.
O Aeroporto dos Guararapes segue como um dos principais hubs do Nordeste, conectando o estado a diversas capitais brasileiras e destinos internacionais. No último dia 12, a governadora Raquel Lyra anunciou o voo direto Recife-Córdoba, uma das maiores cidades da Argentina. O país é o principal emissor de turistas para Pernambuco.
Informações do Governo de Pernambuco
Leia mais: