
As autoridades chinesas restabeleceram voos regulares de ageiros com 58 países, atendendo a um total de 795 voos. Shang Kejia, vice-chefe do departamento de transporte da Autoridade de Aviação Civil da China, disse na quinta-feira.
“Desde a semana ada, de 6 a 12 de fevereiro, restabelecemos as rotas aéreas regulares para 58 países”, disse ela em entrevista coletiva. Segundo a responsável, 98 companhias aéreas chinesas e estrangeiras já efetuam 795 voos de e para a China.
Segundo Kejia, em comparação com o início de janeiro, quando a China ainda não havia suspendido as restrições anti-COVID na fronteira, o número de voos aumentou 65%. A maior restauração do tráfego aéreo, conforme observado, foi registrada em áreas como Austrália, Vietnã, Camboja, Malásia, Cingapura e Tailândia.
Os voos de e para a China recuperaram até agora apenas 9% em relação aos níveis pré-pandemia, cerca de 62% deles são operados por empresas chinesas. Ela observou que os voos internacionais para 27 países, incluindo Itália, Cazaquistão, Holanda e Emirados Árabes Unidos, foram retomados em mais de 20%. Quanto à Bélgica, Egito e Arábia Saudita, o tráfego aéreo foi restaurado em 50% ou mais.