
A deportação em massa prometida por Donald Trump se iniciou ontem com aeronaves cargueiras militares Boeing C-17 Globemaster III.
O primeiro C-17 decolou de El Paso, no estado do Texas, para a Cidade da Guatemala, no final da tarde de ontem, 23 de janeiro de 2025. Outro voo com o C-17 decolou na madrugada desta sexta-feira (24) de Tucson, no Arizona, também com destino à Guatemala.
Ambas as aeronaves fizeram desvios para não entrar no espaço aéreo mexicano, aparentemente para evitar algum questionamento do governo do país vizinho, que não é simpático às propostas anti-imigratórias de Donald Trump.
Posted for my subscribers earlier:
— TheIntelFrog (@TheIntelFrog) January 24, 2025
US Air Force C-17A Globemaster III AE1461 as RCH149/GRZLY89 has departed Biggs AAF, TX on the first deportation flight using DoD equipment for La Aurora IAP in Guatemala City, Guatemala.
Notably, it's avoiding Mexican airspace. pic.twitter.com/h5pkvweF7r
Na manhã desta sexta-feira, a Casa Branca divulgou imagens inéditas do embarque de imigrantes ilegais em uma aeronave C-17 em El Paso. Nas fotos divulgadas, é possível notar que todos os imigrantes detidos não estão apenas algemados, que é o procedimento padrão em voos da Agência de Imigração e Controle de Fronteira (ICE), mas também estão acorrentados próximo à cintura e nos pés, exatamente para evitar qualquer tipo de fuga.
Nos voos de deportação para o Brasil, que são feitos por aviões comerciais fretados pela ICE, é comum apenas o uso de algemas nas mãos e por vezes nos pés.
Ainda não estão previstos voos para o Brasil com aeronaves militares levando deportados, apesar de que ao menos um brasileiro que estava na lista vermelha da Interpol a pedido da Polícia Federal brasileira, foi preso ontem em Boston.
Ele não teve o nome identificado, mas estava com um mandado de prisão em aberto por assalto à mão armada (Artigo 157 do Código Penal Brasileiro) e foi detido numa grande batida feita pela ICE na cidade de Boston, já sob ordens de Trump. Na cidade do estado de Massachusetts, é onde se tem a maior concentração de brasileiros legais e ilegais nos EUA.
