
Os ageiros e usuários do Aeroporto de Araripina, no sertão de Pernambuco, contarão com mais segurança e eficiência nos voos realizados. O Ministério dos Portos e Aeroportos assinou, nesta quarta-feira (21), um protocolo de intenções que viabilizará o investimento de R$ 1,5 milhão para a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI), sistema fundamental para orientar os pilotos durante a fase de aproximação e pouso.
Além de melhorar as condições de segurança, a modernização do aeroporto vai impulsionar a conectividade da região. “Com a instalação desse equipamento, mais aeronaves poderão decolar e pousar em Araripina, o que é fundamental para o desenvolvimento do turismo de negócios e de lazer, gerando mais emprego e renda para a população”, destacou o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante a cerimônia de da autorização.
O PAPI é um conjunto de luzes instalado ao lado da pista que fornece informações visuais precisas sobre a altitude ideal para o pouso, especialmente em condições adversas, como neblina ou mau tempo. A tecnologia representa um importante reforço para a segurança operacional, protegendo ageiros, tripulações e a comunidade que vive no entorno do aeroporto.
O investimento, que será realizado em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, integra o Programa de Modernização de Aeroportos Regionais, que visa ampliar a segurança, fortalecer a malha aérea e estimular o desenvolvimento econômico em cidades do interior do país.
A previsão é de que a contratação dos serviços para a instalação do PAPI seja formalizada no próximo semestre, consolidando mais um avanço na política de integração regional e na segurança da aviação brasileira.
Informações do Ministério de Portos e Aeroportos
Leia mais: