window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Com programa de ensaios em voo prestes a começar, protótipo mais avançado da aeronave VX4 é revelado

Protótipo da aeronave VX4 – Imagem: Vertical Aerospace

A fabricante britânica Vertical Aerospace revelou nesta semana o protótipo de próxima geração em escala real de seu veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical (eVTOL), a aeronave VX4, modelo que a GOL Linhas Aéreas escolheu para seus planos de mobilidade aérea no Brasil.

Este VX4 de próxima geração é mais potente do que o protótipo anterior em escala real, com um aumento de 20% na relação potência-peso, permitindo que a aeronave atinja velocidades de até 150 mph (240 km/h) – a velocidade de cruzeiro pretendida para a certificação da aeronave.

A aeronave foi projetada e construída em parceria com empresas globais do setor aeroespacial, incluindo GKN Aerospace, Honeywell, Hanwha, Molicel, Leonardo e Syensqo. Ela apresenta as hélices de próxima geração da Vertical e uma nova tecnologia de bateria, própria da empresa, projetada e fabricada no Centro de Energia Vertical de última geração, próximo a Bristol, no Reino Unido.

O novo protótipo VX4 completou com sucesso os testes de sistemas e da aeronave em si. A Vertical está agora trabalhando de perto com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK), enquanto avalia a engenharia, o design, os dados de teste e a aeronave antes de emitir uma Permissão para Voar, efetivamente conduzindo um programa de “mini certificação”. A Vertical então iniciará um robusto programa de ensaios em voo no Centro de Testes de Voo Vertical, com foco em alcançar o voo pilotado.

A Vertical está atualmente desenvolvendo mais um protótipo idêntico em escala real, que acelerará o programa de ensaios em voo do VX4 e a capacidade de demonstração. A empresa aproveitará os aprendizados dos ensaios em voo de ambos os protótipos no design e desenvolvimento do modelo VX4 certificado.

Os principais novos recursos do mais recente protótipo VX4 em escala real são:

Tecnologia de parceiros aeroespaciais e expertise em certificação – 60% da tecnologia e componentes incluídos na mais recente aeronave são de parceiros aeroespaciais líderes mundiais, em comparação com 10% no protótipo anterior. Isso faz deste o protótipo mais avançado da Vertical até agora e um o mais próximo da aeronave que a empresa levará para a certificação.

Primeiro uso de bateria projetada e construída para aviação – Este sistema de bateria e conjunto de força, desenvolvido no Centro de Energia Vertical, é o mais poderoso e leve até agora, possui tempo de carga rápida e múltiplas fontes de energia de backup. As baterias do VX4 são projetadas para atender aos requisitos de desempenho, segurança, operacionais e comerciais do eVTOL e é a primeira vez que suas próprias baterias proprietárias são usadas em um protótipo em escala real. A eletrônica, o software e o design da bateria foram todos desenvolvidos internamente e a nova aeronave inclui novas Unidades Eletrônicas de Propulsão mais poderosas.

Hélices de próxima geração – As novas hélices proprietárias da Vertical, projetadas especificamente para eVTOLs, são otimizadas para baixo ruído e feitas de compósito de fibra de carbono, usando um processo de cura de uma única etapa para maximizar a integridade. A forma aerodinâmica foi especificamente projetada para maximizar o desempenho tanto no voo pairado quanto no cruzeiro, desconflitando os requisitos de cada fase do voo.

Stuart Simpson, CEO da Vertical, comentou:

“Nosso objetivo é construir a aeronave mais segura e avançada nesta nova categoria de transporte. Com o novo protótipo VX4 em escala real, que foi construído combinando nossa própria tecnologia líder mundial com a de parceiros aeroespaciais líderes, estamos bem no caminho para alcançar esse objetivo.

Este é um o crítico em nosso caminho para a certificação e comercialização e, embora haja mais a fazer, o apoio de nossos parceiros e nosso livro de pedidos de $ 6 bilhões mostra a confiança que a indústria tem em nosso produto excepcional.

Estamos empolgados para iniciar nosso robusto programa de ensaios em voo em nosso Centro de Testes de Voo enquanto continuamos focados em alcançar o voo pilotado.”

Dave Stepanek, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Transformação do Bristow Group, disse:

“Como um dos maiores operadores de helicópteros do mundo, estamos entusiasmados em colaborar com a Vertical enquanto eles trabalham para trazer o VX4 ao mercado. Estamos encantados em ver o progresso sendo feito com este último protótipo.”

David Shilliday, Vice-Presidente e Gerente Geral de Sistemas Aéreos Não Tripulados e Mobilidade Aérea Urbana da Honeywell Aerospace Technologies, disse:

“O VX4 é um testemunho do que pode ser alcançado quando líderes da indústria se unem para liderar o futuro da mobilidade aérea. Esta aeronave elétrica se beneficia do cockpit e software Honeywell Anthem, bem como de um sistema fly-by-wire de última geração. Isso permite que o piloto ou o piloto automático manobre a aeronave de forma segura e simples, garantindo uma viagem suave.”

A Vertical tem 1.500 pré-encomendas do VX4 no valor de $ 6 bilhões, com clientes em quatro continentes, incluindo Virgin Atlantic, American Airlines, Japan Airlines, GOL Linhas Aéreas e Bristow.

Com sede em Bristol, o epicentro da indústria aeroespacial do Reino Unido, a Vertical foi fundada em 2016 por Stephen Fitzpatrick, fundador do OVO Group, o maior varejista independente de energia da Europa.

Informações da Vertical Aerospace. Para ler mais notícias da Vertical e do VX4, clique aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiascatarinenses.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Videogame sendo usado para tentar enganar a fiscalização foi descoberto no...

0
A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela 5ª Vara Federal de Londrina/PR, relacionado a investigação de