window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Concluída com sucesso a 1ª fase dos testes de integração do sistema de energia elétrica da aeronave Lilium Jet

Concepção gráfica do Lilium Jet – Imagem: Lilium

A fabricante aeronáutica alemã Lilium, especializada em aeronaves elétricas para Mobilidade Aérea Regional (RAM), informa que concluiu com sucesso a primeira fase de testes de integração do sistema de energia elétrica do Lilium Jet no laboratório especialmente construído pela empresa.

O Lilium Jet é o modelo de aeronave elétrica de decolagem e pouso na vertical (eVTOL) que a Azul Linhas Aéreas escolheu para seus planos de mobilidade aérea, com até 220 unidades, conforme anunciado pela empresa aérea em 2021.

A fabricante explica que a conclusão desta fase de teste representa um marco importante no caminho para a aprovação das condições de voo e a certificação de tipo do Lilium Jet. Isso significa que, enquanto os dois primeiros Lilium Jets estão sendo produzidos, os engenheiros já estão verificando o design das funcionalidades centrais do sistema de propulsão da aeronave, que apoiarão a certificação de acordo com as regras SC-VTOL da Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

O novo laboratório de sistema de energia elétrica está localizado na sede da Lilium, como parte do campus de testes da empresa nos arredores de Munique, na Alemanha. O laboratório replica o sistema de propulsão do Lilium Jet em um ambiente de teste controlado.

O laboratório também integra sistemas de baixa voltagem que fornecem energia para os aviônicos e sistemas de cabine da aeronave, unidades de isolamento de energia a bordo que evitam a liberação de energia perigosa e uma estação de carregamento funcional.

Imagem: Divulgação – Lilium

Usando software personalizado, os engenheiros da Lilium traçam perfis de voo, realizam testes e coletam dados correspondentes em tempo real. Os dados coletados serão usados para fornecer evidências às autoridades de aeronavegabilidade para demonstrar a segurança da aeronave e o cumprimento dos requisitos de certificação de tipo.

O laboratório, que também oferece um ambiente seguro para simular falhas e demonstrar a robustez do sistema diante delas, foi desenvolvido e construído em cooperação com o fornecedor italiano EN4, especialista em soluções avançadas de teste para aplicações aeroespaciais, automotivas, ferroviárias e industriais.

Para o ambiente de teste, a Lilium e a EN4 fizeram amplo uso de software e hardware de ponta fornecidos pela NI, anteriormente conhecida como National Instruments.

Stephen Vellacott, Diretor de Tecnologia da Lilium, disse:

“Com a conclusão da primeira fase de integração e verificação de energia elétrica em nosso laboratório dedicado, alcançamos novamente um marco crítico no desenvolvimento do Lilium Jet. Neste novo laboratório, testamos voos, carregamento e simulamos cenários de falhas para garantir que nosso sistema de propulsão atenda aos rigorosos padrões de segurança e confiabilidade da aviação. Desde o primeiro voo até a certificação e lançamento do produto, o laboratório nos permite demonstrar que nossa aeronave será um produto líder mundial.”

Gianluca Franchi, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da EN4, disse:

“Estamos orgulhosos de ter feito parceria com a Lilium na construção deste equipamento de teste de ponta, que foi projetado para ser um ativo de longo prazo, apoiando o Lilium Jet durante a certificação e além. Graças também às tecnologias de teste e medição da NI, conseguimos fornecer uma solução abrangente para o Laboratório de Sistema de Energia Elétrica da Lilium, garantindo precisão extremamente alta nas medições fornecidas, enquanto mantemos a flexibilidade operacional essencial para um setor dinâmico como a mobilidade aérea elétrica.”

Paralelamente, a Lilium continua progredindo com a produção dos primeiros Lilium Jets, que serão usados como parte do programa de certificação de tipo do modelo. A primeira aeronave será usada exclusivamente para testes no solo e o segundo jato será usado para o primeiro voo tripulado.

De 2015 até hoje, a Lilium produziu várias gerações de demonstradores tecnológicos, através dos quais testou e refinou os subsistemas tecnológicos centrais para o Lilium Jet.

Desde 2022, duas das aeronaves de teste Phoenix da Lilium, um design em escala real para 5 ageiros representativo da física de voo e tecnologia do Lilium Jet, realizaram extensos testes de voo na Espanha, incluindo a transição completa do voo vertical para o horizontal e velocidade de cruzeiro de 136 nós (250 km/h).

Informações da Lilium

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiascatarinenses.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias