
A capital americana de Washington, D.C., foi palco de um incidente aéreo na última quinta-feira (1º), envolvendo um helicóptero militar UH-60 Black Hawk do Exército dos Estados Unidos e uma aeronave comercial Embraer E170 operada pela Republic Airways para a Delta Air Lines.
O caso está sendo investigado pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB juntamente da istração Federal de Aviação (FAA), que informaram que o voo DL5825 (Delta Connection), da Republic Airways, foi instruído pelo controle de tráfego aéreo a realizar uma arremetida (go-around) durante a aproximação ao Aeroporto Nacional Ronald Reagan (DCA). A mesma instrução foi dada a um Airbus A319 da Delta Air Lines. O motivo: a presença inesperada do helicóptero militar, que se aproximava do Pentágono.
Segundo divulgado pela FAA, o helicóptero, identificado pelo indicativo de chamada PAT23, “não seguiu diretamente para o Pentágono como era esperado”, optando por uma “rota cênica” que o levou perigosamente próximo da trajetória do voo comercial. Os dois aeronaves chegaram a ficar separados por apenas 0,4 milhas náuticas (cerca de 740 metros) na horizontal e 200 pés (aproximadamente 60 metros) na vertical — distâncias significativamente abaixo dos limites mínimos de segurança previstos pelas autoridades aeronáuticas.
O episódio ganha ainda mais gravidade por envolver a mesma unidade do Exército já relacionada ao trágico acidente aéreo ocorrido em janeiro, também nas proximidades de Washington, que resultou em 67 mortes e motivou uma revisão dos procedimentos de voo militar na região.
As investigações estão em andamento, e o NTSB ainda deve divulgar novos detalhes nos próximos dias. Até o momento, não houve feridos, mas o caso reacende o debate sobre a coordenação entre voos civis e militares no movimentado espaço aéreo da capital norte-americana.
NEW: STATter911 video of the two jets yesterday forced to divert their approaches to Reagan National Airport due to a U.S. Army Black Hawk helicopter circling the Pentagon. The Black Hawk, identified as PAT 23, appeared to be on what has become the new normal pattern for landing… https://t.co/JODehwPD5H pic.twitter.com/TBwKsP4Ts1
— Dave Statter (@STATter911) May 2, 2025
New Details Emerge on Washington D.C. Near-Miss Involving Republic Flight and Army Helicopter 📰
— AirNav Radar (@AirNavRadar) May 2, 2025
New information has emerged about a serious near-miss incident that occurred Thursday over Washington D.C., involving Republic Airlines Flight RPA5825 and a U.S. Army UH-60 Black… pic.twitter.com/y8lf2LHXGp