window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DPE-AM instaura processo para acompanhar desocupação da área do Aeroporto de Barcelos

Aeroporto de Barcelos – Imagem: Google Earth

O Polo do Alto Rio Negro da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) abriu um procedimento istrativo para acompanhar uma ação civil pública que busca a desocupação de uma área situada no aeroporto de Barcelos, onde mais de 600 famílias em situação de vulnerabilidade residem.

A defensora pública Isabela Sales, encarregada do processo, observou que no momento da instalação do aeroporto, já existiam famílias habitando a área, com ocupações que remontam a 50 ou 60 anos atrás.

A Defensoria está atuando na elaboração de um acordo para que parte dos moradores possam ser realocados, já que a área em questão é considerada de risco, por estar muito próxima da pista de pouso e decolagem do aeroporto. No início de agosto, durante uma reunião, as famílias foram ouvidas para discutir o interesse no acordo. 

O acordo envolve outras instituições, como a Prefeitura e o Estado do Amazonas, e também depende da regularização de outra área que tenha condições de urbanização para recebê-los. Como a área possui uso tradicional, roçado e sítios, então tudo isso tem que ser levado em consideração na construção de acordo”, explicou. 

A DPE-AM oficiou a Defensoria Pública da União (DPU), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Prefeitura de Barcelos para prestarem informações sobre o caso. 

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Textron celebra cinco anos do primeiro voo do versátil Cessna SkyCourier

0
O protótipo do Cessna SkyCourier voou pela primeira vez em 17 de maio de 2020. Desde então, tornou-se uma solução confiável para