window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Em uma das rotas de voos mais movimentada do mundo, o trem se torna uma alternativa

Imagem: Kentaro Iemoto, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

O parlamento vietnamita deu um o significativo ao aprovara construção de uma linha ferroviária de alta velocidade que ligará a capital Hanói, no norte do país, à metrópole do sul, Ho Chi Minh, ex-Saigon. A ligação entre as duas cidades é conhecida como uma das ligações aéreas mais movimentadas do mundo.

Segundo informou o Luchtvaartnieuws, este ambicioso projeto surge como uma alternativa viável ao transporte aéreo, com a rota entre as duas cidades atualmente sendo a quarta mais movimentada do mundo em termos de voos.

Em 2023, aproximadamente 11 milhões de ageiros viajaram entre Hanói e Ho Chi Minh de avião, com a operação de mais de 60 voos diários, incluindo aeronaves de grande porte. Com uma distância em linha reta de 1.171 quilômetros, a nova ferrovia promete transformar essa dinâmica de viagem.

A nova linha terá uma extensão de mais de 1.500 quilômetros e espera-se que reduza o tempo necessário para a viagem de trem entre as duas cidades de cerca de 30 horas atualmente para aproximadamente 5 horas.

Os trens de alta velocidade circularão a velocidades de até 350 quilômetros por hora, aumentando significativamente a eficiência do transporte no país.

Este projeto de infraestrutura é considerado o mais ambicioso do Vietnã e está projetado para ajudar a impulsionar a economia do país, fortalecendo a conectividade entre as principais regiões.

A construção está programada para começar em 2027, com a conclusão da linha prevista para 2035. Além disso, a linha ferroviária contará com 23 estações em 20 cidades e províncias diferentes, abrangendo uma vasta área geográfica.

No entanto, a implementação da ferrovia não será sem desafios. A maioria da rota atravessará terrenos difíceis, com 60% do traçado composto por pontes, 10% por túneis e os restantes 30% em terreno plano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias