Um jato Embraer E175 da American Eagle acabou tendo problemas mecânicos após o pouso, ficou parado na pista e fechou um aeroporto da capital americana. De matrícula N404YX, o avião é operado pela terceirizada Republic Airways.
UPDATE 2: 69 people on American Eagle jet exited in middle of Runway 1 & taken by bus to terminal. @Reagan_Airport ops effectively shut since before 4p. Officially described as “mechanical issue upon landing”. @WTOP @WTOPtraffic @ARLnowDOTcom @petemuntean #aviation #dca #flights pic.twitter.com/OQ8iYkDGaU
— Dave Statter (@STATter911) October 16, 2021
Após cumprir normalmente o voo originado em Memphis, no estado do Tennessee, a aeronave teve problemas ao pousar no Aeroporto Ronald Reagan National, em Washington, onde, por problemas mecânicos, não conseguiu sair da pista 01/19.
Apesar do aeroporto ter duas pistas, elas não são independentes e paralelas, e sim cruzadas, de modo a aeronave parou num local que afetaria o restante da operação e levou o controle de tráfego aéreo a interditar as operações por mais de três horas.
A paralisação acabou gerando o desvio de, ao menos, 27 voos que iriam pousar no Ronald Reagan, segundo dados da plataforma JetTip. Até o momento não foi esclarecido qual o problema com a aeronave ou o porquê dela não ter sido retirada após tanto tempo.
Os 69 ageiros que estavam a bordo conseguiram sair em segurança da aeronave, e o desembarque foi ordenado e realizado por uma escada tradicional na porta dianteira, ainda na pista.