2e3x11

Um clássico quadrimotor soviético Antonov AN-12 deverá ser visto novamente no Brasil nesta semana, ao realizar uma operação que inclui pousos em três aeroportos no país, segundo mostram os dados do sistema de voos programados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Após um bom tempo desde a última vez que veio ao Brasil, a ucraniana Motor Sich foi novamente contratada para uma operação ando por aqui, porém, dessa vez apenas pousando para reabastecimento.
No voo de transporte de cargas MSI-6549, o AN-12 embarcará a carga e iniciará sua jornada em Sofia, Bulgária, rumo a Lima, no Peru. Antes de chegar ao destino, a aeronave fará escalas em Oran, Argélia; na Ilha do Sal, Cabo Verde; no Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante (RN); e no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM).
O cronograma detalhado da agem do quadrimotor soviético pelo Brasil é o seguinte:
– Pouso em Natal: programado para 10h00 da quinta-feira, dia 29 de maio.
– Decolagem de Natal: prevista para 11h30 do mesmo dia.
– Pouso em Manaus: agendado para 15h30 (horário local) do mesmo dia.
– Decolagem em Manaus: programada para 06h00 da manhã da sexta-feira, 30 de maio, rumo a Lima.
Após cumprir esta etapa, a aeronave ará por outro terminal brasileiro na volta. O voo de retorno, MSI-6550, está programado para pousar no Aeroporto Internacional Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro, em Belém (PA), às 16h30 do dia 29 de maio, quinta-feira, e decolar às 18h00 do mesmo dia.
Mas, como fica evidente, parece haver um erro na programação, já que o pouso em Lima será no dia 30. Assim, possivelmente a programação de retorno deve ser para o dia 31 de maio.
É importante ressaltar que esta programação é sujeita a alterações de horários, atrasos ou até mesmo cancelamento, conforme as necessidades das partes envolvidas.
No momento da publicação desta matéria, apenas o AN-12 de matrícula UR-11819, de 59 anos desde a fabricação, realizou algum voo nas últimas semanas entre os dois equipamentos desse modelo na frota da empresa. Logo, é provável que será o alocado para a operação.
Os voos deste avião podem ser acompanhados em tempo real pela plataforma AirNav Radar, parceira do AEROIN, na tela a seguir: