
A Copa Airlines anuncia que suas operações no Aeroporto Internacional de Palmerola, em Comayagua, arão a atender a cidade de Tegucigalpa, em Honduras, a partir da próxima quarta-feira, 15 de dezembro de 2021.
A medida da companhia, que é uma das que atualmente opera a partir do Aeroporto Internacional de Toncontín, em Tegucigalpa, deve-se à disposição publicada no Diário Oficial de Honduras nº 35.734, de 1º de outubro de 2021, que informa a decisão oficial de transferir as operações de voos comerciais internacionais e domésticos para o novo aeroporto por razões de segurança.
O Toncontín é bastante conhecido pelos incríveis vídeos de aviões ando a poucos metros do solo montanhoso durante aproximações em curva. Veja a seguir quatro gravações, sendo duas delas antigas e bastante famosas da internet e as outras duas publicada há poucos meses, mostrando aviões da Copa Airlines pousando:
O local, infelizmente, ficou marcado por um grave acidente em 30 de maio de 2008, quando o voo 390 da TACA International partiu de San Salvador às 9h05, horário local, para seu curto trajeto.
Às 09h40, o Airbus A320 de matrícula EI-TAF pousou na pista 02, molhada, do Aeroporto Internacional de Toncontín e, embora ambos os reversores tenham sido acionados e os spoilers ativados, ultraou o final da pista a uma velocidade de 54 nós (cerca de 100 km/h), cruzou um aterro e se quebrou em uma estrada ao lado do aeroporto.
Entre as 135 pessoas a bordo, três morreram como resultado do acidente, sendo eles o comandante D’Antonio, Jeanne Chantal Neele, esposa de Brian Michael Fraser Neele, embaixador do Brasil em Honduras, que também estava a bordo, e o empresário nicaraguense Harry Brautigam, presidente do Banco Centro-Americano de Integração Econômica, que morreu de ataque cardíaco. Outros dois mortos foram pessoas em solo, em veículos esmagados na rua pela aeronave.
Os investigadores concluíram que a causa do acidente foi a decisão inadequada da tripulação de continuar o pouso sem avaliar as condições da pista, o que não seguia os procedimentos operacionais padrão. A falta de ranhuras na pista e o pouso da aeronave em alta velocidade, a 160 nós (300 km/h) também foram fatores contribuintes.
Copa Airlines
A Copa Airlines informa que, desde que a mudança para o novo aeroporto foi anunciada, tem trabalhado em estreita colaboração com as autoridades de aviação hondurenha e a istração aeroportuária para garantir a transição segura e eficiente.
A companhia manterá o mesmo cronograma e frequências da operação anteriormente realizada em Toncontín. O voo CM720 parte da Cidade do Panamá às 11h26 e chega ao Aeroporto Internacional de Palmerola às 12h22, enquanto o retorno será feito pelo voo CM719, com horário de partida às 13h52 e chegada no Panamá às 16h50, todos os dias da semana.
Para ver mais informações sobre o novo aeroporto em Palmerola, clique aqui.
Com informações da Copa Airlines (adaptado)