window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Está em voo rumo ao Brasil a 4ª operação de 2025 para remoção de brasileiros dos EUA; acompanhe

Imagem: AirNav Radar

Decolou dos Estados Unidos da América na noite de ontem, 20 de fevereiro de 2025, mais um voo de deportação de brasileiros, que, pela segunda vez, pousará no Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza, Ceará.

Este é o 4º voo de deportação de brasileiros dos EUA em 2025, após 120 voos realizados desde 2019 até o final de 2024, nos quais foram trazidos 11.491 brasileiros.

Como amplamente repercutido nas últimas semana, após esses anos de voos de deportação sendo realizados com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Minas Gerais, um problema a bordo durante a escala de reabastecimento em Manaus, na segunda operação de 2025, em 24 de janeiro, resultou em mudanças.

Em acordo entre o governo norte-americano e o brasileiro, a deportação dos brasileiros irregulares agora tem como destino a cidade nordestina e, em seguida, a Força Aérea Brasileira (FAB) faz o transporte deles até Confins. O avião KC-30 (Airbus A330-200) da matrícula FAB2901 já voou até Fortaleza na tarde de ontem, 20 de fevereiro.

A empresa aérea contratada pelos EUA para a deportação continua sendo a norte-americana Global Crossing Airlines (GlobalX), que alocou hoje para o voo GXA-6160 o avião de matrícula N276GX, o mesmo Airbus A320 que foi utilizado nas duas mais recentes operações. Ele partiu de Alexandria às 11h08 da noite (horário de Brasília) e, no momento da publicação desta matéria, já realizou uma parada de reabastecimento no Aeroporto de Aguadilla, em San Juan, Porto Rico, e está continuando a jornada até Fortaleza.

Imagem: AirNav Radar
Imagem: GlobalX

A decolagem em Porto Rico sofreu um atraso de cerca de 2 horas, portanto, a chegada à capital cearense, programada para 09h00, agora está prevista para 10h40. O voo pode ser acompanhado em tempo real pela plataforma AirNav Radar, na tela disponibilizada abaixo.

Após o desembarque dos brasileiros deportados, o Airbus A320 ficará no Aeroporto Pinto Martins por 24 horas, com decolagem programada para 09h00 do sábado, 22 de fevereiro. Dado que o canal “Mundo Avião” costuma fazer transmissões ao vivo dos pousos e decolagens na capital cearense, a segunda tela a seguir mostrará a live caso o canal a coloque no ar.

Tela 1 – rastreamento em tempo real do N276GX

Tela 2 – câmera ao vivo do canal “Mundo Avião”

De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, os voos de deportação têm o objetivo de repatriar cidadãos de outros países que não respeitaram as leis americanas de imigração. Os deportados são principalmente aqueles que entraram nos Estados Unidos ilegalmente, que não obtiveram autorização para ficar, que foram condenados por crimes e/ou que foram considerados uma ameaça à segurança nacional.

Para conferir informações adicionais, divulgadas pelo Itamaraty, sobre as operações montadas em Fortaleza e Confins, para recebimento dos deportados e transporte entre as cidades, clique aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiascatarinenses.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias