window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Estados Unidos envia caças F-16 à Ucrânia a bordo de avião Antonov

A Ucrânia recebeu ao menos mais três unidades de caças F-16 Falcon, sendo estes os primeiros enviados pelo governo americano.

Imagens recentes publicadas nas redes sociais mostram o Antonov An-124 Ruslan, de matrícula UR-82027 e operado pela Antonov Airlines, sendo carregado com a fuselagem de um caça F-16A Fighting Falcon no Aeroporto Internacional de Tucson, no Arizona.

Esse aeroporto é vizinho à Base Aérea de Davis-Monthan, onde fica o maior cemitério e pátio de armazenamento de longo prazo da Força Aérea Americana — o famoso 309th AMARG — com centenas de aviões militares aguardando descarte ou preservação para eventual uso futuro.

Desse estoque já saíram aeronaves tanto para uso interno nos Estados Unidos quanto para venda a clientes estrangeiros. O clima seco da região favorece a preservação de aeronaves e outros equipamentos militares, incluindo blindados e tanques.

De Tucson, o An-124 seguiu até Rzeszów, na Polônia, que tem servido como principal base de recebimento de suprimentos por via aérea destinados à vizinha Ucrânia.

Até o momento, apenas países europeus haviam enviado caças para a Ucrânia, e o governo americano não fez nenhum anúncio formal sobre o envio de seus F-16 ao país invadido pela Rússia.

No entanto, como as aeronaves foram transportadas completamente embaladas, sem as asas e a empenagem vertical, não é possível afirmar, neste momento, que esses aviões específicos estejam ou estarão em condição de voo, sendo bastante plausível que sirvam como fonte de peças ou para treinamento — similar ao primeiro Falcon recebido pela Argentina:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias