window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Exército Argentino cancela compra de helicópteros Black Hawk por falta de orçamento e suspeita de irregularidade

Imagem: Lockheed Martin

O Exército Argentino decidiu anular o concurso público nº 84/7-0942-LPU24, destinado à aquisição de três helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk usados. A decisão foi comunicada por meio de resolução assinada pelo chefe do Exército, General Carlos Presti, e publicada no Diário Oficial de 2 de janeiro de 2025.

A licitação, lançada em 2 de dezembro de 2024, tinha como objetivo substituir parte da frota de Bell UH-1H e Huey II para missões de assalto aéreo. No entanto, apenas cinco dias antes da abertura dos envelopes, o processo foi cancelado devido à falta de crédito orçamentário, informou o Aviacionline.

Isso ocorreu, em parte, porque o governo de Javier Milei prorrogou o orçamento de 2023 pelo segundo ano consecutivo, deixando a aquisição desses helicópteros fora das dotações de crédito disponíveis.

Além dos problemas orçamentários, o processo licitatório ficou sob suspeita devido a supostas irregularidades. Fontes do portal Pucará Defensa afirmam que o edital apresentava indícios de direcionamento, configurando uma possível compra direta disfarçada de licitação.

O documento incluía condições específicas que pareciam favorecer a empresa Helicopter Engine Service (HES), o que gerou críticas de outros potenciais licitantes e de associações do setor aeroespacial local.

O site de notícias MDZ destacou que a decisão de cancelar o concurso também foi influenciada por um escândalo anterior relacionado ao manuseio de peças sobressalentes para aeronaves, que resultou em denúncias contra vários membros da Direção de Aviação do Exército. Esse contexto gerou desconfiança em relação ao processo e levou ao afastamento de altos funcionários envolvidos na elaboração do edital.

O cancelamento da licitação representa um revés significativo para o Exército Argentino no plano de modernização de sua frota, já que os helicópteros Black Hawk eram considerados peças-chave para reforçar as capacidades operacionais em missões de assalto aéreo e apoio logístico.

Vale lembrar que, além do Black Hawk, considerado a opção preferida pelos altos comandantes militares, há também uma oferta específica da Airbus Helicopters para o UH-72B Lakota, disponível por meio do programa FMS (Foreign Military Sales), enquanto a Índia continua promovendo seus helicópteros HAL LUH (Helicóptero Utilitário Leve) MK-1 e o helicóptero utilitário médio Dhruv.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Mais de mil voos são esperados durante o Festival de Parintins,...

0
Militares atuarão em esquema especial de controle do espaço aéreo durante os 12 dias do festival, que atrai grande movimentação aérea à ilha