
Várias famílias que perderam entes queridos no acidente de um Boeing 737 MAX 8 estão solicitando uma reunião com senadores dos Estados Unidos, incluindo o Líder da Maioria no Senado, antes da votação de confirmação de Steven Bradbury como Subsecretário do Departamento de Transporte (DOT) dos EUA, marcada para quinta-feira.
As preocupações das famílias giram em torno do testemunho de Bradbury na semana ada, durante uma audiência onde afirmaram que ficou claro que ele trabalhou para bloquear a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança, exigido pelo Congresso, para a Boeing, enquanto atuava no DOT durante a primeira istração de Trump.
Este sistema de segurança poderia ter ajudado a evitar os dois acidentes com aeronaves Boeing 737 MAX 8 em 2018 e 2019, que resultaram na morte de 346 pessoas.
Neste sábado, 24 de fevereiro, as famílias contataram o Senador John Thune (R-S.D.), Líder da Maioria, solicitando uma reunião para discutir as questões levantadas na audiência de confirmação de Bradbury, realizada na última quinta-feira pelo Comitê do Senado de Comércio, Ciência e Transporte.
Elas expressaram sua preocupação com o fato de que, durante seu tempo no DOT, Bradbury não conseguiu obter informações críticas solicitadas pelo Senador Roger Wicker (R-Miss.) sobre os dois acidentes, apesar de contar com uma equipe legal composta por 500 pessoas.
“Bradbury dizendo ao Senado que ‘temos o sistema aéreo mais seguro do mundo, mas não podemos falhar’ demonstra total desdém pelas 84 vidas que foram perdidas em acidentes aéreos nos Estados Unidos apenas no último mês”, declarou Nadia Milleron, de Massachusetts, que perdeu sua filha Samya Rose Stumo, de 24 anos, no segundo acidente envolvendo a Boeing, ocorrido na Etiópia.
Bradbury ocupou uma série de funções no Departamento de Transporte durante a primeira istração Trump, incluindo secretário de transporte interino, secretário de transporte interino e a posição confirmada pelo Senado como conselheiro jurídico, onde supervisionou uma equipe de 500 advogados e pessoal legal.
Ele foi nomeado Secretário Interino do DOT em 11 de janeiro, após a saída de Elaine Chao. Sean Duffy tomou posse como Secretário do DOT em 28 de janeiro.