
Marcando a primeira vez em que realizou dois voos em menos de uma semana, e registrando um novo recorde de velocidade, a Boom Supersonic decolou novamente seu avião supersônico de testes XB-1 hoje, 19 de dezembro.
Slow-mo view of fast jet 😍 pic.twitter.com/GCNjg4h51x
— Blake Scholl 🛫 (@bscholl) December 19, 2024
Partindo do Mojave Air and Space Port, na Califórnia, no começo desta tarde (ou 07h12 da manhã no horário local), o jato fez um voo de 56 minutos. Atingindo seu novo recorde de altitude, em 32,4 mil pés, o XB-1 chegou pela primeira vez ao regime transônico, com velocidade de 533 nós (987 km/h).

De acordo com a Boom, a velocidade transônica é a transição entre o voo subsônico e o supersônico, no intervalo que vai de Mach 0.8 a Mach 1.2. Voando hoje a Mach 0.95 (95% da velocidade do som), o XB-1 superou a velocidade máxima das aeronaves comerciais.
O regime transônico está logo abaixo da velocidade do som e um o significativo mais perto para a aeronave quebrar a barreira do som.
Após o voo, Black Scholl, CEO e fundador da Boom Supersonic, disse: “O XB-1 está de volta ao solo com segurança, com um bom Voo 10 e uma nova velocidade máxima. Então é isso para 2024, pessoal. O supersônico está a apenas alguns voos de distância, no início do ano que vem. Mais estatísticas serão divulgadas mais tarde, depois dos relatórios da equipe. O próximo o para mim hoje é a revisão técnica do Overture.”
A quem compreende inglês, o vídeo a seguir, publicado ontem pela Boom, mostra o piloto de testes Tristan “Geppetto” Brandenburg falando um pouco sobre a aeronave e o projeto:
What happens behind the scenes during flight tests? Get a unique perspective from Chief Test Pilot Tristan “Geppetto” Brandenburg. Go inside the cockpit and control room, and see how he works closely with the team during flights in Mojave, CA. pic.twitter.com/iIV1MtTACo
— Boom Supersonic (@boomaero) December 18, 2024
O XB-1 serve como base para o design e desenvolvimento do Overture, o avião comercial supersônico da Boom, considerado como o “novo Concorde”. O XB-1 utiliza tecnologias de ponta para viabilizar voos supersônicos eficientes, incluindo aerodinâmica digitalmente otimizada, compósitos de fibra de carbono, entradas de motor supersônicas avançadas e um sistema de visão de realidade aumentada para visibilidade durante decolagens e pousos.