Início Aviação Militar

Força Aérea dos EUA incorpora avião agrícola “armado até os dentes” u2z64

Foto: USAF/Staff Sgt. Natalie Fiorilli

O Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos Estados Unidos (AFSOC) oficializou nesta quarta-feira (3) a incorporação do OA-1K Skyraider II à sua frota, durante uma cerimônia realizada com a presença de autoridades militares, líderes comunitários e representantes do governo no estado de Oklahoma. A entrega da primeira aeronave operacional marca o início de uma nova era em termos de flexibilidade e modularidade para missões aéreas. 5g6yt

Desenvolvido a partir do avião agrícola Air Tractor AT-802 (AT-802U Sky Warden), o Skyraider II é projetado para se adaptar rapidamente a diferentes perfis de missão, incluindo apoio aéreo aproximado, ataques de precisão e operações armadas de inteligência, vigilância e reconhecimento. A versatilidade é uma das principais características do novo modelo, que visa atender às demandas estratégicas estabelecidas pelo Secretário de Defesa e pelo Presidente dos EUA.

O Skyraider II representa não apenas uma nova plataforma, mas uma solução modular para as necessidades de segurança nacional” afirmou o tenente-general Michael Conley, comandante do AFSOC. “Ele vai redefinir a forma como conduzimos campanhas conjuntas, respostas a crises e lidamos com o campo de batalha moderno“.

Além de sua adaptabilidade, o Skyraider II apresenta custos operacionais mais baixos e uma estrutura de manutenção simplificada em comparação com outras aeronaves convencionais ou de operações especiais. A aeronave também é equipada com recursos que permitem a rápida reconfiguração para diferentes cenários de combate. Nesta licitação para o AFSOC também concorriam o brasileiro Embraer A-29 Super Tucano e o suíço-americano Beechcraft T-6 Texan II (AT-6E Wolverine).

Bill Buice – Foto: USAF/Staff Sgt. Natalie Fiorilli

Durante a cerimônia, uma homenagem especial foi feita ao tenente-coronel aposentado Bill Buice, de 98 anos, ex-piloto do A-1 Skyraider — aeronave da qual o novo modelo herda o nome e o espírito operacional. Buice pilotou o A-1 entre 1967 e 1968, durante a Guerra do Vietnã, e foi resgatado após ser abatido, por Phillip Edward Jennings, que também participou da solenidade.

— Seu engenho, coragem e disciplina — não apenas suas, mas de todos os pilotos de Skyraider — mostraram o valor dessas missões para nossos aliados em terra — destacou Conley. — Agora, são os atuais Comandos Aéreos que assumem a missão de manter esse legado.

Nas próximas semanas, novas unidades do Skyraider II serão entregues à Base Aérea da Guarda Nacional de Will Rogers, em Oklahoma, onde funcionará a unidade de treinamento formal da nova aeronave.

Com Informações do AFSOC

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.