
A Força Aérea Portuguesa (FAP) já recebeu os últimos componentes necessários para a construção do simulador do avião KC-390, que será instalado na Base Aérea N.º 11, em Beja, Portugal, nas instalações da Esquadra 506 – “Rinocerontes”.
Atualmente, a montagem dos componentes está em andamento, com a previsão de conclusão dos trabalhos até o final do primeiro trimestre de 2025. Em seguida, começará o período de aceitação, e espera-se que o simulador esteja completamente operacional em junho.
O simulador é uma réplica fiel do cockpit do KC-390, permitindo que quase todos os voos de treino e qualificação sejam realizados sem a necessidade de utilizar as aeronaves. Isso resultará em uma maior racionalização de recursos, como combustível, além de menor desgaste das aeronaves, aumentando sua disponibilidade para missões operacionais e de treinamento, além de gerar benefícios ambientais.
Por meio desse simulador, a Força Aérea poderá treinar as tripulações do KC-390 em diversas situações, com destaque para simulações de emergências.
Vale lembrar que, em 2019, o Estado Português adquiriu cinco aeronaves KC-390 e um simulador. O primeiro avião foi entregue à Força Aérea em 19 de outubro de 2023, e o segundo em 28 de junho de 2024. Desde então, as aeronaves já acumularam quase 1.500 horas de voo, com destaque para missões de transporte médico e logístico, como o transporte dos três helicópteros UH-60 Black Hawk.
O KC-390, produzido pela Embraer, equipa a Esquadra 506 – “Rinocerontes”. Trata-se de uma aeronave de alcance intercontinental, com capacidades multimissão, capaz de realizar operações estratégicas e táticas, tanto civis quanto militares, incluindo o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, missões aeromédicas, operações de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.
Informações da Força Aérea Portuguesa
Leia mais: