window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Governo de Rondônia apresenta novos aviões para reforçar brigada aérea de combate a incêndios florestais

Imagem: Governo de Rondônia

Os dois aviões do modelo Air Tractor, contratados pelo governo de Rondônia para atuarem em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nas regiões com maiores focos de incêndios florestais no estado, foram apresentados neste sábado (28), no Hangar do Grupo de Operações Aéreas (GOA), em Porto Velho.

Cada aeronave, com capacidade para 2 mil litros d’água e quatro combates por hora, será destinada a atuar nos locais com maior incidência de incêndios florestais, definidos em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), nas duas áreas de atuação das Operações Temporã, fases 1 e 2: Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha.

O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo, ressaltou que a contratação dos aviões foi necessária, pois as aeronaves são importantes para voos de combate aos incêndios florestais, reforçando a capacidade de resposta do estado diante das ocorrências.

Brigada aérea

Com a contratação de 800 horas de voo, o governo de Rondônia também incluiu o aluguel de mais dois helicópteros, que vão atuar em conjunto com o Falcão 02, da Gerência de Aviação (Gave) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que vem operando em pontos de difícil o no Parque Estadual Guajará-Mirim.

Segundo o comandante-geral do CBMRO, “os focos estão sendo controlados e estamos caminhando para extinguir na totalidade os incêndios florestais. O reforço da frota aérea demonstra o empenho do governo de Rondônia em ampliar e fortalecer as ações de combate aos incêndios florestais, garantindo uma resposta mais eficaz e abrangente diante das demandas emergenciais. A disponibilidade de aeronaves especializadas contribuirá significativamente para a proteção do meio ambiente e a preservação das áreas afetadas pelos incêndios no estado”, enfatizou.

Contratação

Além disso, o governo de Rondônia abriu, na sexta-feira (27), as inscrições do edital do processo seletivo para contratação de 126 brigadistas temporários, que vão atuar em conjunto com os bombeiros militares nos incêndios florestais.

Informações do Governo de Rondônia

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias