window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Governo do RS abre licitação para aquisição de helicópteros biturbina para operações noturnas

Airbus H145

O Governo do Rio Grande do Sul publicou, nesta terça-feira (12), dois editais para contratações em resposta às calamidades que assolaram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. A organização dos certames é realizada pela Subsecretaria da istração Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Segundo o Governo do Rio Grande do Sul, serão adquiridos dois helicópteros biturbina, com instrumentos para operações noturnas, avaliados em R$ 98 milhões cada um, e o serviço de implantação e operação de 130 estações de monitoramento hidrológico na modalidade nowcasting de missão crítica, ou seja, para previsão de curto prazo.  

O Pregão Eletrônico Internacional 0118/2025, destinado à aquisição de duas aeronaves do tipo helicóptero biturbina leve para uso da Brigada Militar, está agendado para 26 de fevereiro. A licitação será conduzida pelo critério de menor preço e o valor total da contratação está estimado em R$ 192,36 milhões, conforme a cotação do euro na data da publicação do edital. 

A aquisição das aeronaves visa aprimorar a capacidade operacional do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, atendendo a demandas operacionais em missões de segurança pública, defesa civil e transporte de autoridades, tendo em vista atividades de patrulhamento aéreo, resgate aeromédico, combate a incêndios, transporte de suprimentos em situações de calamidade e apoio ao policiamento ostensivo. 

Os helicópteros que serão adquiridos devem atender a requisitos técnicos rigorosos, incluindo certificação para voo noturno por instrumentos (IFR), capacidade para transporte de até dez pessoas (dois pilotos e oito ageiros) e autonomia mínima de três horas, além de sistema de reconfiguração rápida para missões aeromédicas. O fornecimento inclui treinamento operacional e logístico, além de e técnico e de manutenção para garantir a operacionalidade dos equipamentos por um período mínimo de dez anos.  

Segundo o Termo de Referência do edital, a medida se justifica pela frequente ocorrência de desastres climáticos no Estado, reforçando a necessidade de equipamentos modernos e adequados para atuação em condições adversas.  

O certame será conduzido de forma eletrônica, possibilitando a participação de fornecedores nacionais e internacionais. As empresas interessadas deverão apresentar suas propostas por meio do Portal de Compras do RS, atendendo às exigências de habilitação estabelecidas no edital. 

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias