window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Gravador de dados do Boeing 737 acidentado na Coreia do Sul será enviado aos EUA devido a conector danificado

Imagem: Reprodução – Redes Sociais

Novas atualizações continuam sendo divulgadas sobre o acidente aéreo ocorrido em 29 de dezembro, na Coreia do Sul, incluindo a apresentação de uma cronologia dos acontecimentos.

Na ocasião, o Boeing 737-800 da Jeju, de registro HL8088, realizando o voo 7C-2216 de Bangkok (Tailândia) para Muan (Coreia do Sul), com 175 ageiros e 6 tripulantes, pousou na pista 19 de Muan por volta das 09h03 locais (00h03 Z) com todos os trens de pouso recolhidos, ultraou a pista deslizando apoiado sobre sua fuselagem e seus motores, impactou uma barreira de concreto cerca de 300 metros (1000 pés) além do final da pista e explodiu em uma bola de fogo. Duas pessoas foram resgatadas com vida.

Em 30 de dezembro de 2024, o Ministério dos Transportes da Coreia do Sul relatou que o gravador de dados de voo (FDR) foi recuperado, mas está danificado, sendo incerto se os dados estão intactos. O gravador foi levado para Seul, onde a análise começaria assim que a equipe do NTSB e da Boeing chegassem.

Em 31 de dezembro de 2024, o Ministério dos Transportes informou que os dados foram baixados do gravador de voz do cockpit (CVR), no entanto, um conector chave está faltando no gravador de dados de voo e as autoridades estavam revisando como baixar os dados.

Em 1 de janeiro de 2025, o governo da Coreia do Sul afirmou que o gravador de dados de voo será enviado para os EUA para leitura e análise, devido ao dano no conector crucial.

Além disso, a equipe de investigação dos EUA chegou ao local do acidente e está se concentrando na estrutura de concreto onde houve a colisão, sobre a qual o localizador do sistema de aproximação por instrumento foi instalado.

O Ministério também divulgou a seguinte linha do tempo dos eventos:

8:54L: O controle de tráfego aéreo do aeroporto de Muan autoriza a aeronave a pousar na pista 01.

8:57L: O controle de tráfego aéreo emite um aviso de “cuidado – atividade de pássaros”.

8:59L: O piloto do voo 7C-2216 relata colisão com pássaros, declara emergência “Mayday Mayday Mayday” e “Colisão com pássaros, colisão com pássaros, arremetida”.

9:00L: O voo 7C-2216 inicia uma arremetida e solicita autorização para pousar na pista 19, direção oposta da única pista do aeroporto.

9:01L: O controle de tráfego aéreo autoriza a aeronave a pousar na pista 19.

9:02L: O voo 7C-2216 toca a pista na posição de cerca de 1.200 metros (3.940 pés) na pista de 2.800 metros (9.184 pés) de comprimento.

9:02:34L: O controle de tráfego aéreo aciona o “sino de acidente” na unidade de resgate dos bombeiros do aeroporto.

9:02:55L: A unidade de resgate do aeroporto finaliza o posicionamento dos veículos nas proximidades da pista.

9:03L: O voo 7C-2216 colide com o barranco após ultraar a pista.

9:10L: O ministério dos transportes recebe um relatório de acidente das autoridades do aeroporto.

9:23L: Um homem é resgatado e transportado para uma instalação médica temporária.

9:38L: O aeroporto de Muan é fechado.

9:50L: Resgate concluído com a retirada de uma segunda pessoa de dentro da seção da cauda do avião.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.noticiascatarinenses.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aspirantes da FAB realizam primeiros voos solo de 2025 no helicóptero...

0
Voos solo marcam avanço na formação dos Aspirantes, que agora estão prontos para enfrentar novos desafios no Curso de Especialização.