
Na manhã da última segunda-feira, 3, ocorreu, no Quartel do Comando-Geral (QCG), um treinamento do Núcleo de Ações com Cães (NAC) em conjunto com o Grupamento Aéreo do Pará (GRAESP).
A atividade contou com a presença de três instrutores, cinco bombeiros militares e quatro cães, tendo como objetivo a adaptação dos animais para operações de salvamento com o uso da aeronave em diferentes situações.
A 3ª Sargento BM Inês destacou a importância do treinamento: “O treinamento de hoje tem uma relevância enorme porque permitirá a adaptação desses cães para quando precisarem do auxílio da aeronave, ensinando-os a entrar, sair e se comportar dentro dela. Além disso, a adaptação ao som é fundamental para que não se assustem. Então, na verdade, é extremamente importante que eles em por esse processo — e nós também.”
Durante a atividade, os militares receberam instruções sobre o funcionamento da aeronave e medidas de segurança dentro e fora dela, visando evitar incidentes. Em seguida, foi realizado um voo para avaliar o comportamento e a adaptação dos cães, que responderam positivamente, encerrando o treinamento com êxito.
O comandante da aeronave, Guilherme Manfroi, comentou sobre sua participação:
“Estamos aqui no Corpo de Bombeiros para realizar o treinamento de embarque e desembarque, com ênfase na segurança de voo. Hoje, especificamente, faremos a adaptação dos cães, primeiro com a aeronave desligada, para que conheçam o embarque e desembarque, e depois com ela em funcionamento, permitindo que sintam a experiência do voo.”
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil reafirmam seu compromisso com a capacitação contínua dos bombeiros militares, garantindo que estejam sempre prontos para salvar vidas. O treinamento com cães representa mais uma conquista para a corporação.
Informações do Corpo de Bombeiros Militar do Pará
Leia mais: