
A Marinha do Brasil (MB) efetuou, em dois dias consecutivos, ações de resgate marítimas próximas ao Espírito Santo. A primeira foi feita por meio de evacuação aeromédica e a segunda utilizando um dos navios de guerra da Força.
Na última terça-feira (2), militares resgataram um tripulante do navio mercante petroleiro “LAPEROUSE”, que apresentava sintomas de dor abdominal aguda. A embarcação, de bandeira de Malta, navegava a cerca de 100 quilômetros da cidade de Vitória (ES), quando a aeronave UH-15 “Super Cougar” realizou a ação emergencial.
Dentre as ações preliminares, foi estabelecido contato entre o médico de serviço e o Comandante do navio mercante e, por meio de telemedicina, foi possível orientar e trocar informações médicas a fim de identificar o translado mais adequado e seguro para a situação. A operação de resgate em alto-mar foi realizada pelo Salvamar Sudeste – estrutura orgânica de Busca e Salvamento do Comando do 1º Distrito Naval, sediado no Rio de Janeiro.
A Marinha também atuou para garantir o pouso da aeronave em local próximo ao hospital indicado pelo agente marítimo, prestou apoio médico para atendimento inicial e providenciou ambulância para o transporte até o Hospital Praia da Costa, em Vila Velha (ES). Lá, foi feito diagnóstico do enfermo e os cuidados médicos especializados.
Informações da Agência Marinha de Notícias
Leia mais: