
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a 123Carbon anunciaram, ontem, 13 de fevereiro, uma colaboração estratégica para desenvolver a interoperabilidade entre seus respectivos registros de Combustível Sustentável de Aviação (SAF).
A interoperabilidade aumentará a transparência, evitará erros de relatórios de emissões — incluindo emissão dupla — e simplificará o gerenciamento de certificados em todos os registros de SAF.
A colaboração entre a IATA e a 123Carbon se concentrará em três elementos-chave:
– Um identificador único e o alinhamento dos pontos de dados relevantes para troca entre registros;
– Um processo para a troca de informações para evitar qualquer emissão dupla potencial;
– Um processo de resolução de disputas.
“A confiança do usuário é essencial. A transparência que vem com a interoperabilidade garantirá que nossos registros possam funcionar de forma coesa para maximizar o potencial do SAF em apoiar a descarbonização da aviação. Quanto maior o alinhamento entre os provedores de registros, melhor. Recebemos todas as entidades ativas neste campo para trabalhar com a IATA e a 123Carbon em direção à interoperabilidade global entre todos os registros,” disse Marie Owens Thomsen, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Economista-Chefe da IATA.
“A 123Carbon está comprometida em estabelecer integridade e confiança no mercado de Certificados de Atributos Ambientais (EACs) dentro do transporte multimodal (por exemplo, aéreo, marítimo, rodoviário e ferroviário). Com a IATA, encontramos um forte parceiro no setor de aviação que compartilha nossas crenças. Esta colaboração permite que fornecedores de SAF, companhias aéreas, transitários e entidades corporativas utilizem nossas plataformas sem a preocupação com emissão dupla, enquanto gerenciam seus certificados SAF digitalmente em nossa plataforma,” disse Jeroen van Heiningen, Diretor Executivo da 123Carbon.
A IATA e a 123Carbon buscarão o envolvimento de outros stakeholders de SAF para aderir a esta iniciativa para aprofundar a interação entre registros.
Informações da IATA