window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.noticiascatarinenses.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Implementado o abastecimento com Diesel HVO em caminhões no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Aeroporto Internacional de Guarulhos – Imagem: DepositPhotos

Nesta terça-feira (21), a Vibra, por meio da BR Aviation, sua unidade de negócios para o segmento de aviação, informou que iniciou em dezembro de 2024 a utilização de Diesel Renovável HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) nos caminhões que operam no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Essa iniciativa busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se aos esforços globais para uma economia de baixo carbono.

A mistura contém 10% de Diesel Renovável HVO, além do teor obrigatório de 14% de biodiesel, conforme definido pela legislação, e Diesel derivado do petróleo. A expectativa é aumentar, no futuro, o percentual de Diesel Renovável HVO na mistura, promovendo uma maior redução das emissões na operação dos veículos.

Produzido a partir do processamento de matérias-primas renováveis, como óleo vegetal e/ou gordura animal, o Diesel Renovável HVO já é utilizado em escala comercial na Europa e nos Estados Unidos. Ele representa uma alternativa importante de energia limpa, especialmente para o setor de transportes.

O Diesel Renovável HVO se destaca em relação a outras soluções de descarbonização por poder ser usado puro ou misturado em qualquer proporção ao Diesel derivado do petróleo, sem necessidade de adaptações nos equipamentos de armazenagem ou nos motores. Além disso, mantém a qualidade do óleo Diesel utilizado.

Considerando todo o ciclo de produção e uso, o Diesel Renovável HVO pode reduzir em aproximadamente 90% as emissões de gases de efeito estufa, em comparação ao Diesel convencional.

O Diesel Renovável HVO é um biocombustível avançado e pode ser utilizado na proporção desejada pelo cliente em misturas com o Diesel regular. Com essa alternativa, nossos clientes podem implementar metas graduais de descarbonização em suas operações, sem necessidade de adaptações nos motores Diesel convencionais, mantendo a confiabilidade operacional e sem impacto na disponibilidade e produtividade dos veículos. Isso já ocorre há dois anos na frota da BR Aviation no Aeroporto Internacional do Galeão e, agora, estamos expandindo para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Dessa forma, a Vibra reforça seu protagonismo ao oferecer alternativas para uma economia de baixo carbono”, explica Juliano Prado, vice-presidente.

A utilização do Diesel Renovável HVO na frota da BR Aviation no aeroporto de Guarulhos proporcionará uma redução de emissões de aproximadamente 80 toneladas de CO₂eq por ano. A intenção é expandir o uso do Diesel Renovável HVO para outras operações da Vibra, além dos aeroportos de Guarulhos e do Galeão.

Informações da Vibra

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias