
A fabricante aeronáutica Electra reporta que já garantiu 2.200 pré-encomendas para sua inovadora aeronave híbrida-elétrica EL9 Ultra Short. Avaliada em quase US$ 9 bilhões, a carteira de pedidos é uma das maiores do setor de Mobilidade Aérea Avançada (AAM).
O Ultra Short da Electra — que integra sustentação gerada pelo sopro dos motores e propulsão híbrida-elétrica para decolar e pousar em apenas 150 pés (46 metros) — permite que as operadoras aéreas conectem comunidades que não têm infraestrutura de aviação, voem para aeroportos com restrições rígidas de ruído, criem novas oportunidades e modelos de negócios para serviços de carga, economizem tempo e evitem aborrecimentos significativos para os viajantes.
Ele também introduz recursos de logística totalmente novos para combatentes, incluindo a capacidade de pousar em superfícies não adequadas, melhorar a segurança e reduzir custos, fornecer energia para operações terrestres e realizar transporte logístico crítico.
Marc Allen, CEO da Electra, disse:
“O Ultra Short da Electra é o desbloqueio para uma nova era de viagens aéreas — o que chamamos de Aviação Direta — que é tão transformadora quanto prática.
A propulsão híbrida-elétrica nos permite alcançar o que o combustível de jato sozinho não consegue; criamos um avião de asa fixa que oferece o o de um helicóptero com 100 vezes menos ruído, 70% menos custo, segurança aprimorada e emissões drasticamente reduzidas.
A resposta da indústria global de aviação tem sido tremenda. Nossos clientes veem a aeronave EL9 como uma verdadeira virada de jogo e estão usando suas capacidades de decolagem ultracurta para abrir a porta para novas rotas em áreas com restrições de espaço e ruído. Juntos, estamos permitindo um salto fundamental na mobilidade aérea avançada.”
O conjunto de tecnologia Ultra Short da Electra integra aerodinâmica de sustentação soprada com propulsão híbrida-elétrica para criar uma plataforma de aviação que seria impossível há uma década. O projeto fornece maior o, baixo ruído, ibilidade e sustentabilidade em uma solução que opera com a infraestrutura existente.
O EL9 para nove ageiros oferece até 3.000 libras (1.360 kg) de capacidade de carga útil e um alcance de até 1.100 milhas náuticas (2.037 km), com recarga de bateria em voo que elimina a necessidade de infraestrutura de carregamento em solo. A capacidade de operar em espaços compactos e superfícies não preparadas, incluindo campos de grama, estacionamentos e heliportos, abre novas rotas e oportunidades econômicas, tornando a mobilidade aérea regional para ageiros e cargas mais ível.
Os clientes mais recentes da Electra são Akansel (Turquia) e Dieng & Co Engineering (Senegal) em parceria com Flow Aero (EUA/Turquia), Caverton Helicopters (Nigéria), Copenhagen Helicopter e Copenhagen Air Taxi (Dinamarca), 5 Star Helicopter Tours (EUA), Global Vectra Helicorp (Índia) e Helicidade Heilporto (Brasil).
Eles se juntam aos clientes existentes da Electra, como: Bristow Group, o principal fornecedor global de soluções de voo vertical para organizações governamentais e civis, e o parceiro de lançamento operacional da Electra; principais plataformas de aviação privada sob demanda, incluindo as operadoras indianas JetSetGo e Blade India, a Flapper, sediada no Brasil, na América Latina, a flyv, sediada na Alemanha, na Europa, a LYGG, sediada na Finlândia, na Escandinávia, e as companhias aéreas regionais dos EUA JSX e Surf Air.
Informações da Electra